Última hora

Combate às chamas a embarcação no estaleiro de Vila do Conde durou cerca de sete horas

29 Agosto 2024
Combate às chamas a embarcação no estaleiro de Vila do Conde durou cerca de sete horas
Local
0

Um incêndio consumiu na passada segunda-feira um barco que estava à espera de manutenção nos Estaleiros Navais de Azurara, em Vila do Conde, no distrito do Porto.
O combate às chamas pelos Bombeiros de Vila do Conde durou cerca de sete horas devido à quantidade de combustível, óleos e material elétrico presentes no local.
Uma das preocupações das autoridades era a contaminação da água e, por isso, foi criada uma zona de contenção.
“A nossa preocupação foi evitar que o incêndio se propagasse a outras embarcações e garantir que não haveria nenhum foco de poluição na água. Para isso, montámos uma barreira de proteção”, disse, na altura, a Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, Mónica Martins.
De acordo com o Comandante dos Bombeiros de Vila do Conde, Carlos Gomes, durante a manhã desta terça-feira, estavam a decorrer os trabalhos de rescaldo com o objetivo de “verificar pontos quentes”, que diz ser “um trabalho normal num incêndio desta envergadura”.
O Comandante dos Bombeiros de Vila do Conde, Carlos Gomes, confirmou também que uma pessoa ficou ferida numa mão quando tentava retirar outro barco do local.
De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto (AMP), o combate às chamas foi realizado pelos Bombeiros de Vila do Conde. No total, foram destacados para o local 19 operacionais e oito meios terrestres, incluindo Bombeiros, GNR e Polícia Marítima.
O incêndio destruiu uma embarcação. As causas do fogo ainda não foram reveladas, mas a Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o incidente.