O Rio Ave, da I Liga Portuguesa de Futebol, formalizou, no sábado, a constituição da Sociedade Anónima Desportiva (SAD), que passa a gerir o futebol profissional do emblema vila-condense, e que será presidida pelo israelita Boaz Toshav.
O empresário, que tem mais de 20 anos de experiência em mercados financeiros e transações multinacionais em vários setores, incluindo entretenimento e desporto, foi o nome indicado pelo investidor grego Evangelos Marinakis, que detém 80% da nova Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Rio Ave, através da empresa RAH Sports Investments Limited.
“Este é o ano zero e em 2024/25 queremos estudar, aprender com o que temos aqui e começar a melhorar porque isto será uma maratona. Vemos todo este processo a longo prazo. Queremos organizar esta temporada e pretendemos elevar o clube a níveis mais elevados”, disse hoje Boaz Toshav.
O novo líder da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Rio Ave garantiu que o propósito do investidor é “aproveitar a fantástica ligação da comunidade com o clube”, vincando que projeto “é para melhor o nível do Rio Ave e não fazer alterações ou revoluções”.
“Queremos acrescentar profissionalismo ao nível do futebol, ajudar ao nível da construção de instalações e levar o clube a nível mais altos em todos os aspetos. Mas sem esquecer que o futebol antes de tudo e sobretudo pertence à comunidade e às pessoas”, disse Boaz Toshav.
A acompanhar o israelita na cúpula diretiva da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Rio Ave Futebol Clube estarão, como administradores, Alexandrina Cruz, que acumula as funções de presidente do clube, Henrique Maia, que também é vice-presidente do clube, e ainda Diogo Ribeiro, antigo diretor financeiro do Vitória de Guimarães.
O mandato desta composição da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Rio Ave é válido até 2027, tendo já os seus elementos iniciado funções na preparação da nova temporada.
O proprietário da sociedade é o empresário grego Evangelos Marinakis, que investiu cerca de 20 milhões de euros para assegurar uma posição de 80% da nova Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Rio Ave, ficando 20% na posse do clube.
Além desta posição maioritária no emblema vila-condense, Evangelos Marinakis também é proprietário do Olympiacos, do principal escalão grego, e do Nothingham Forest, da Premier League.
Evangelos Marinakis, que construiu riqueza através do ramo naval, dos transportes e dos meios de comunicação social, tem uma fortuna avaliada em 3,1 mil milhões de euros.