Última hora

Municípios do Sistema de Águas da Região do Noroeste com taxas de abastecimento de 82%

11 Abril 2024
Municípios do Sistema de Águas da Região do Noroeste com taxas de abastecimento de 82%
Local
0

Os municípios que integram o Sistema de Águas da Região do Noroeste têm taxas de cobertura de abastecimento de 82% e de saneamento de 66%, segundo dados preliminares de 2023, disse fonte da Águas do Norte.
Segundo a Águas do Norte, em 2022 a taxa de abastecimento em Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Santo Tirso (Vale do Leça), Trofa e Fafe situava-se nos 74% e a de saneamento nos 59%.
Aquela entidade, que gere o Sistema de Águas da Região do Noroeste, em “baixa”, anunciou, dia 1, em comunicado, que vai avançar com uma nova fase da campanha “Ligue-se a Nós!”, uma campanha de ligação às Redes de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais que tem como objetivo promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade, garantindo o acesso seguro à água potável e a um sistema de saneamento eficiente.
Aquela campanha é “uma iniciativa destinada a consciencializar as populações residentes nos municípios que integram o Sistema de Águas da Região do Noroeste sobre a importância de promover a saúde pública, a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente, ao incentivar a utilização de serviços de abastecimento de água seguros e eficientes, bem como sistemas de saneamento adequados”.
A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.