Última hora

Câmara Municipal de Vila do Conde compra 90 apartamentos para arrendar a custos controlados

4 Abril 2024
Câmara Municipal de Vila do Conde compra 90 apartamentos para arrendar a custos controlados
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde anunciou a aquisição de 90 apartamentos, na parte sul do concelho, que serão arrendados a custos controlados a famílias com carências financeiras.
A medida, integrada na Estratégia Local de Habitação, ao abrigo do programa 1.º direito, tem um custo de 15,2 milhões de euros, que serão cobertos por fundos europeus do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência].
O complexo habitacional, que ainda será construído, estará localizado na freguesia de Mosteiró, junto à Estrada Nacional 13, e vai contemplar sete blocos, de dois andares, com 12 apartamentos cada, mais um outro, semelhante, mas com apenas seis apartamentos.
As tipologias dos fogos serão T2, T3 e T4 e estarão concluídos até março de 2026.
O presidente da autarquia vila-condense explicou que a Câmara será a proprietária das habitações e que irá disponibilizá-las, para arrendamento a custos controlados, a famílias oriundas das freguesias de Mindelo, Fajozes, Vila Chã, Modivas, Labruge, Vilar, Mosteiró, Aveleda e Vilar do Pinheiro.
“É uma boa notícia para Vila do Conde, e sobretudo para as famílias com carências que sofrem problemas graves de habitação. O contrato de aquisição destes 90 fogos foi assinado na semana passada e a construção, que vai agora arrancar, têm de estar concluída até março de 2026”, disse Vítor Costa.
O autarca lembrou que a Estratégia Local da Habitação pretende construir, adquirir e remodelar mais de 600 fogos no concelho, anunciando que nas candidaturas feitas ao PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] ficaram contemplados mais 46 apartamentos em Touguinha e seis no Bairro do Farol, em Vila do Conde, que complementam aos 48 já construídos previamente, com 2,5 milhões de euros fundos municipais, mas que agora foram alvo de uma candidatura para cobrir esse investimento.
Ainda neste plano da habituação, a Câmara vai avançar com remodelação profunda de 600 casas que fazem parte do seu parque habitacional.
Das obras que já arrancaram, Vítor Costa espera em novembro fazer a entrega de 72 apartamentos que estão a ser construídos na parte nascente da cidade, numa parceria com a Santa Casa da Misericórdia, que será a primeira fase de um projeto que contempla 122 habitações, também ao abrigo do programa 1.º Direito, e que pode chegar, posteriormente, a 200 apartamentos.
Vítor Costa acredita que com estas medidas a Câmara Municipal de Vila do Conde irá resolver os problemas da “necessidade de remodelação das habitações antigas e da falta de casas para famílias com dificuldades financeiras”.