Última hora

Rio Ave trava série vitoriosa do Sporting em jogo emocionante em Vila do Conde

26 Fevereiro 2024
Rio Ave trava série vitoriosa do Sporting em jogo emocionante em Vila do Conde
Desporto
0

Rio Ave e Sporting empataram este domingo 3-3, numa emocionante partida da 23.ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol, em que os ‘leões’ estiveram duas vezes em desvantagem, desenharam uma reviravolta, mas, no final, apenas conseguiram minimizar ‘danos’.
Úmaro Embaló, aos três minutos, e Aziz, aos 45+4 e 66, ambos de penálti, fizeram os golos vila-condenses, enquanto os lisboetas responderam com os golos de Hjulmand (09), Gyokeres (44) e Coates (73).
Com este resultado, o Sporting, que vinha de oito vitórias seguidas no campeonato e tinha vencido nas últimas três deslocações a Vila do Conde, perde terreno para o Benfica, apesar de ter menos um jogo, somando 56 pontos, menos dois que os ‘encarnados’.
Já o Rio Ave, que vinha de uma derrota em Famalicão, mas ampliou para sete o número sem desaires em casa, salta para o 14.º lugar, agora com 22 pontos, mais quatro em relação aos lugares de descida direta.
O jogo não poderia começar de forma mais emotiva para os vila-condenses, que, logo aos três minutos, inauguraram o marcador, através de Úmaro Embaló, que finalizou um contra-ataque desenhado por Fábio Ronaldo.
O Sporting reagiu bem e, pouco depois, aos nove minutos, resgatou a igualdade, com Hjulmand a aproveitar um corte incompleto do defesa Miguel Nóbrega para, de fora da área, atirar para o 1-1.
Os tentos madrugadores deram ânimo suplementar ao desafio, com os ‘leões’ a assumiram maior iniciativa e a ficarem perto da reviravolta num par de lances, em que Gyökeres foi protagonista, explorando algumas defesas titubeantes de Jhonatan.
O Rio Ave não se remetia à defesa e explorava o contra-ataque, tendo, já depois da meia-hora, Úmaro Embaló, em posição frontal e com a baliza à mercê, feito o mais difícil, atirando por cima, para, logo depois, Fábio Ronaldo desviar uma assistência de Vroussai para o poste.
Os lances relançaram o ritmo frenético do desafio e, aos 44 minutos, os ‘leões’ aproveitaram um atraso de bola disparatado de Amine e Gyökeres, isolado, consumou a reviravolta, apontando o seu 30.º golo da temporada, em todas as provas.
Mas, tal como no arranque da partida, o fecho desta primeira parte teve, também, contornos emocionantes e, aos 45+4, o Rio Ave recuperou o empate, num penálti bem cobrado por Aziz, após falta de Nuno Santos sobre Costinha.
Para o arranque da segunda metade, Rúben Amorim, que já tinha sido forçado a substituir o lesionado Trincão por Marcus Edwards, voltou a mexer na equipa, retirando Gonçalo Inácio, também tocado, e apostando em Eduardo Quaresma.
A equipa de Alvalade ameaçou cedo o retomar da dianteira e, logo aos 48 minutos, viu o defesa Miguel Nóbrega, com um corte preponderante, impedir novo golo de Gyökeres.
O Rio Ave continuou a apostar na sua estratégia de contra-ataque, aproveitando a velocidade pelas alas, mas, até à hora de jogo, a melhor chance que teve foi oferecida pelo adversário, num alívio de Coates, que embateu na cabeça de Diomande e quase traiu Adán.
O guarda-redes espanhol viria, pouco depois, a ser protagonista, pela negativa, quando derrubou Aziz na área, num lance para grande penalidade que o ganês, aos 66, voltou a não desperdiçar, assinando o ‘bis’ na partida e o 3-2 no marcador.
A festa dos adeptos vila-condenses acabou por não durar mais do que seis minutos, pois os lisboetas persistiram na missão de recuperar o empate e, aos 73, num desvio de Coates após assistência exemplar de Morita, chegaram ao 3-3, num lance iniciado através de lançamento.
Os comandados de Rúben Amorim foram, até ao final, a equipa que mais perto esteve de desfazer o empate, mas o Rio Ave, mesmo com a expulsão de Patalon já nos descontos, protegeu a igualdade até ao apito final.