Última hora

Rio Ave empata 3-3 com Sporting em Vila do Conde que se atrasa para o líder Benfica

26 Fevereiro 2024
Rio Ave empata 3-3 com Sporting em Vila do Conde que se atrasa para o líder Benfica
Desporto
0

O Rio Ave impôs este domingo um empate 3-3 ao Sporting, em jogo da 23.ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol, resultado que atrasa os ‘leões’ em relação ao comandante Benfica.
A formação vila-condense, que vinha de uma derrota em Famalicão, adiantou-se logo aos três minutos, por Úmaro Embaló, mas o Sporting, que vinha de uma série de oito vitórias para o campeonato, deu a volta ao marcador, com golos de Hjulmand e Gyökeres, aos nove e 44 minutos, respetivamente.
O Rio Ave ainda chegou ao intervalo empatado, depois de Aziz converter uma grande penalidade, aos 45+4, tendo o mesmo jogador, em novo castigo máximo, recolocado a sua equipa na frente, aos 66, antes de Sebástian Coates, aos 73, anotar o terceiro tento e ‘salvar’ um ponto para a sua equipa.
“Esperávamos um Rio Ave forte e bem organizado, que esteve mais perto do seu nível, enquanto nós não atingimos o nosso nível habitual.
Sofremos um golo cedo, mas ainda conseguimos tomar conta do desafio, chegando ao empate e, depois, à vantagem, mas não podemos sofrer um outro já em cima do intervalo.
Na segunda parte, não definimos bem, faltou ao Sporting jogar no seu melhor, mas ainda conseguimos recuperar, de novo o empate, e, até ao final, procurar a vitória.
Foi um jogo difícil, em que poderíamos, e deveríamos, ter jogado melhor.
Não houve pressão [por saber os resultados dos outros rivais]. Perdemos apenas dois pontos. Damos mérito ao Rio Ave, mas fomos melhores e tivemos ocasiões para vencer. Para sermos campeões temos de jogar sempre para ganhar, e essa é a nossa pressão.
As condições climatéricas não foram assim tão más. O plano sempre foi jogar mais direto. O que faltou foi sermos melhores, e não fazermos aqueles dois penáltis. Temos de corrigir já no próximo jogo”, disse Rúben Amorim, treinador do Sporting).
“Tivemos personalidade e os jogadores quiseram executar, com qualidade, aquilo que temos trabalhado.
Definimos bem, chegámos cedo ao 1-0 e poderíamos ter pressionado mais o Sporting, que, no primeiro remate que faz, chega ao empate.
Mas continuamos a pôr em prática o nosso futebol e com boas jogadas, e ainda enviámos uma bola ao poste antes de sofrermos o 2-1.
Reagimos bem, e, num penálti bem assinalado, e parabéns ao árbitro pelas decisões, conseguimos chegar ao empate ainda antes do intervalo.
Nessa altura, disse aos jogadores que tínhamos de continuar a acreditar em nós, e o jogo continuou equilibrado, entre duas equipas que precisam de pontos para os seus objetivos.
O Sporting teve ascendente em algumas alturas, mas tenho de destacar a exibição dos meus jogadores, com muita personalidade.
Fizemos um ponto, queríamos os três, estivemos perto de o conseguir, e devemos estar satisfeitos por mostrar que podemos fazer coisas boas daqui para a frente.
Não metemos o foco nas condições climatéricas, sabemos como é aqui em Vila do Conde, e hoje não foi dos piores dias [de mau tempo]. Já tivemos condições bem piores.
É mais importante valorizar o que fizemos. O Rio Ave foi o adversário do Sporting, não a chuva ou o vento. Estivemos bem”, Luís Freire, treinador Rio Ave.
Com este empate, o Sporting fecha a jornada no segundo lugar, a dois pontos do comandante Benfica, que goleou (4-0) o Portimonense, mas com menos um jogo, e mais sete do que o FC Porto, terceiro e que empatou 1-1 em Barcelos com o Gil Vicente, enquanto o Rio Ave é 14.º, com os mesmos 22 pontos de Estoril Praia (13.º), Estrela da Amadora (15.º) e Portimonense (16.º).