Última hora

Câmara de Vila do Conde implementa projeto-piloto de rega sustentável nos jardins públicos

15 Fevereiro 2024
Câmara de Vila do Conde implementa projeto-piloto de rega sustentável nos jardins públicos
Tecnologia
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde está a implementar um projeto-piloto para aplicar práticas de rega sustentável nos espaços verdes públicos, usando recursos tecnológicos para promover o uso eficiente da água.
A iniciativa pioneira, feita em pareceria com a Área Metropolitana do Porto e a Agência Portuguesa do Ambiente, pretende mitigar o desperdício de água e otimizar o uso nas atividades de rega, através de sensores com tecnologia ‘bluetooth’ e ‘wi-fi’.
Segundo a autarquia, esses aparelhos, alimentados por energia solar, “vão permitir uma gestão remota e eficiente da rega”, usando um programa informático que permite monitorizar, em tempo real, os dados recolhidos pelos sensores e ajustar automaticamente os tempos de rega com base nas condições climáticas locais.
A autarquia divulgou, ainda, que esta tecnologia enviará alertas para deteção de consumos anómalos, como fugas de água, permitindo uma intervenção rápida por parte dos serviços municipais.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde afirmou que o município está “empenhado em liderar o caminho na adoção de medidas inovadoras para a gestão sustentável dos recursos hídricos”
“Este projeto-piloto é um passo significativo na direção certa, demonstrando o nosso compromisso com a preservação do ambiente e o bem-estar da nossa comunidade”, completou Vítor Costa.
O projeto será implementado em diversos espaços verdes do município, incluindo a Avenida Brasil, Jardins da Avenida Júlio Graça, Jardim da Praça da República, Parque de Jogos, Separador Av. Júlio Saul Dias, Av. Coutinho Lanhoso e Jardim Afonso Henriques, selecionados devido ao seu elevado consumo de água e que servirão para testar e avaliar a eficácia da solução.
A Câmara Municipal de Vila do Conde acredita que já neste verão, com implementação do projeto, será possível uma gestão integrada e eficiente da rega automática, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos e para a promoção da sustentabilidade.