Última hora

Prisão preventiva para detido em flagrante delito por violência doméstica em Santo Tirso

13 Janeiro 2024
Prisão preventiva para detido em flagrante delito por violência doméstica em Santo Tirso
Local
0

Um homem de 39 anos de idade, detido em flagrante delito por violência doméstica, no sábado, em Santo Tirso, no distrito do Porto, ficou em prisão preventiva, adiantou a GNR.
Em comunicado, a GNR explicou que a detenção aconteceu na sequência de uma denúncia por violência doméstica, tendo os militares apurado na chegada ao local que o homem havia violado as medidas que, anteriormente, lhe haviam sido aplicadas, nomeadamente vigilância por pulseira eletrónica.
Na revista de segurança, os militares verificaram que o suspeito tinha na sua posse uma arma branca que foi, entretanto, apreendida.
Com antecedentes pela prática dos mesmos crimes, o Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos decidiu, na passada segunda-feira, aplicar prisão preventiva ao alegado agressor.
A prisão preventiva é a medida cautelar mais grave das medidas de coação.
As medidas de coação “são medidas processuais que, condicionando a liberdade do arguido, visam garantir a contactabilidade do mesmo, a não repetição da atividade criminosa e a produção de certos efeitos processuais (p. ex., eficácia de comunicações, mesmo não pessoais).
As medidas de coação só podem ser impostas aos arguidos.
A aplicação de qualquer medida de coação deve ser proporcional e adequada à situação processual concreta.
As medidas de coação previstas na lei são: termo de identidade e residência; caução; obrigação de apresentação periódica; suspensão do exercício de funções, de profissão e de direitos; proibição de permanência, de ausência e contactos; obrigação de permanência na habitação e prisão preventiva.
Com exceção do termo de identidade e residência, as medidas de coação só podem ser aplicadas por um juiz”, pode ler-se no sítio da Internet do Ministério Público.
Na nota divulgada à imprensa, a GNR recordou que a violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.