Última hora

Póvoa de Varzim admite possibilidade de deslocar parte do campo de golfe da Estela para dentro

24 Janeiro 2024
Póvoa de Varzim admite possibilidade de deslocar parte do campo de golfe da Estela para dentro
Local
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, admite que seja necessário deslocar parte do campo do golfe instalado na freguesia da Estela, de modo a conservar a zona litoral envolvente ao equipamento, que tem sido ameaçada pela erosão costeira.
A avaliação desta medida integrará um plano promovido pela autarquia poveira, que, através da Unidade Operativa de Planeamento e Gestão (UOPG), permitirá fazer um conjunto de propostas, num processo onde participarão várias entendidas, nomeadamente a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
“Existe uma estratégia de intervenção na orla costeira, para proteger a duna primária e a zona agrícola adjacente. Isso que pode implicar uma alteração em parte do campo de golfe. É um plano que permite, num futuro próximo, fazer os investimentos que a APA tem previstos, salvaguardando toda aquela zona”, explicou Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.
O autarca detalhou especificamente em entrevista que não se trata de uma deslocação completa do campo de golfe, explorado por privados, para uma zona mais interior, mas sim “parte da estrutura que está numa zona mais ameaçada, junto à costa”.
Esse plano que Câmara vai desenvolver terá a duração de 18 meses e no final serão avaliadas as propostas que podem ser executadas.
Aires Pereira apontou que “não falta espaço [no interior] para que esse recuo de parte do campo seja executado”, mas lembrou que “é preciso que as entidades [governamentais] responsáveis permitam que tal aconteça”.
Quanto à possibilidade prevista no atual Plano Diretor Municipal [PDM], de construção de uma unidade hoteleira junto ao campo de golfe, que pudesse servir os fluxos turísticos no equipamento, o presidente de Câmara explicou que fica condicionado ao novo Plano Ordenamento da Orla Costeira (POOC), que será integrado no próximo PDM da Póvoa de Varzim.
“O novo POOC tem uma série de condicionantes. Terá de ser avaliado se esse projeto [a unidade hoteleira] pode ou não ser executado numa zona tão sensível, com muitas condicionantes ecológicas e agrícolas”, completou Aires Pereira.
O campo de Golfe da Estela foi construído há mais de 30 anos, junto à praia local, à data através de uma imposição governamental, por compensação à concessão da zona de jogo da Póvoa de Varzim.
Parte do equipamento confronta com orla costeira, muito afetada pela erosão costeira, que já forçou a medidas de mitigação e proteção do campo e da duna primária, com recurso a sacos com areia integrados numa estrutura em madeira, para travar o avanço do mar.