Última hora

Escritor vila-condense Valter Hugo Mãe apresenta no Porto novo romance “Deus na escuridão”

27 Janeiro 2024
Escritor vila-condense Valter Hugo Mãe apresenta no Porto novo romance “Deus na escuridão”
Cultura
0

“Deus na escuridão” é o título do novo romance de Valter Hugo Mãe, que chegou no passado dia 18 de janeiro às livrarias de todo o País. A apresentação da obra foi no passado dia 20, no Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, integrada no ciclo de conversas “Porto de Encontro”, que a Porto Editora oferece, mensalmente, à cidade.
A ilha da Madeira é o cenário do novo romance de Valter Hugo Mãe, inspirado em histórias reais e que têm no epicentro da ação a vida de dois irmãos cheios de “bravura”.
Dois anos depois de “As doenças do Brasil”, mas fruto de um trabalho que já começou há mais de 12 anos, Valter Hugo Mãe convida os leitores para uma viagem pela beleza natural da Ilha da Madeira, onde lhes dá a conhecer um manifesto de lealdade e resiliência.
“Deus na escuridão” é um romance sobre lealdade, resiliência e amor divino, que é também materno, com o selo da Porto Editora.
Ambientada no lugar de Campanário, em Ribeira Brava, onde o autor passou algumas temporadas conhecendo e inspirando-se com as pessoas que ali vivem, as suas histórias, a forma como nutrem e expressam os sentimentos, esta é a história de dois irmãos, conhecidos como Felicíssimo e Pouquinho, que crescem em circunstâncias peculiares e cujas vidas se entrelaçam numa relação igualmente particular, numa união muito íntima, apenas comparável ou até superando pelo amor das mães, que amam como Deus.
Com a profunda e delicada prosa poética que o caracteriza, Valter Hugo Mãe completa assim a tetralogia Irmãos, ilhas e ausências, inaugurada em 2013 com “A Desumanização”, seguida de “Homens Imprudentemente poéticos”, em 2015, e “As doenças do Brasil”, em 2021, a que agora se junta “Deus na escuridão”.
Sobre “Deus na Escuridão”, que já está nas livrarias de todo o País, o autor vila-condense confessa ser o seu livro mais espiritual.
Vinte anos depois de ter lançado “O Nosso Reino”, e 10 romances depois, Valter Hugo Mãe assume que sentiu necessidade de voltar a incluir Deus na sua escrita.