Última hora

CIIMAR da UPorto vai estudar o impacto humano nas regiões e ecossistemas costeiros da Europa

25 Outubro 2023
CIIMAR da UPorto vai estudar o impacto humano nas regiões e ecossistemas costeiros da Europa
Tecnologia
0

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto (UPorto) acolhe uma expedição europeia que pretende estudar o impacto humano nas regiões e ecossistemas costeiros da Europa.
Em comunicado, o centro de investigação da Universidade do Porto esclarece que o projeto ‘Traversing European Coastlines’ (TREC) é “o primeiro à escala continental a estudar os ecossistemas costeiros e a sua resposta ao ambiente”.
“Os nossos mares e zonas costeiras albergam uma diversidade de vida extremamente rica e desempenham um papel fundamental na estabilidade e sustentabilidade de ecossistemas mais vastos”, refere o CIIMAR, destacando que “as interferências antropogénicas estão a conduzir a uma perda acelerada da diversidade genética das espécies e à destruição de ecossistemas funcionais”.
“Para minimizar o impacto futuro desses fatores externos na biodiversidade costeira, temos de compreender a base molecular e celular da forma como os organismos interagem nos ecossistemas e reagem às pressões externas no contexto dos seus ‘habitats’ naturais”, acrescenta.
Liderada pelo Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), em conjunto com a Fundação Tara Oceans, a expedição ‘Traversing European Coastlines’ (TREC) reúne mais de 150 equipas de investigação de mais de 70 instituições, provenientes de 29 países europeus.
A par do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), o projeto inclui o consórcio Tara Oceans e o Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC), do qual o centro de investigação do Porto é membro.
A paragem da expedição no Porto “terá um caráter especial”, uma vez que a amostragem inclui exploração oceânica – conduzida pelo veleiro TARA – e em terra, através de um camião laboratório móvel.
A expedição “representará uma grande mais-valia para Portugal, que fará parte deste estudo e colaborará neste programa de investigação europeu”.
No âmbito da expedição, os investigadores vão recolher amostras de solo, sedimentos, aerossóis e água, assim como organismos modelo, desde vírus a bactérias, algas, plantas e animais em terra, nos estuários dos rios e no mar.
Paralelamente, os investigadores vão recolher outros dados, relacionados com a presença de poluentes, antibióticos, pesticidas, hormonas, temperatura, salinidade e níveis de oxigénio.
No total, vão ser abrangidos pelo projeto ‘Traversing European Coastlines’ (TREC) 120 locais de amostragem costeira, em 46 regiões de 22 países europeus, sendo que vários destes locais são no Porto e arredores.
Os dados recolhidos no âmbito do projeto vão posteriormente estar disponíveis em bases de dados “abertas e reconhecidas internacionalmente”, servindo de suporte a políticas públicas de gestão e conservação do mar e das zonas costeiras.
No decorrer da expedição no CIIMAR, estão previstas, a partir de quinta feira e até dia 30 de outubro, varias atividades gratuitas para o público e escolas.
Entre as atividades destaca-se uma limpeza de praia em Vila do Conde e visitas guiadas ao Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto (UPorto), veleiro Tara e Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL).
Durante o fim de semana, estão também previstas oficinas de ciência no laboratório do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e exposições itinerantes, como “O Ecossistema Invisível do Oceano, uma Biodiversidade Misteriosa”.