Última hora

Rio Ave e Famalicão dividem protagonismo em Vila do Conde e justificam empate a uma bola

19 Setembro 2023
Rio Ave e Famalicão dividem protagonismo em Vila do Conde e justificam empate a uma bola
Desporto
0

Rio Ave e Famalicão empataram no passado sábado 1-1, em jogo da quinta jornada da I Liga Portuguesa de Futebol, em que os dois conjuntos dividiram o protagonismo em cada uma das partes, acabando por justificar a igualdade.
Os minhotos, mais afoitos na etapa inicial, inauguraram o marcador logo aos 11 minutos, por intermédio de Jhonder Cádiz, tendo o Rio Ave, que foi superior na segunda metade, resgatado o empate, aos 49, beneficiando de um autogolo de Mirko Topic.
Os locais sentiram na fase inicial mais dificuldades para travar o futebol envolvente dos famalicenses, que, logo aos 11 minutos, se adiantaram no marcador, num cruzamento de Puma Rodríguez, que Jhonder Cádiz desviou de cabeça para o 1-0, aproveitando o espaço dado pela defesa contrária.
Apesar da madrugadora contrariedade, o Rio Ave não atirou a ‘toalha ao chão’ e, logo à passagem do quarto de hora, esteve perto de resgatar o empate, num livre cobrado por Guga, que o central Aderllan Santos desviou, mas com a bola a sair um pouco ao lado da baliza de Luiz Júnior.
O lance galvanizou os comandados de Luís Freire, que foram conseguindo aproximações perigosas à baliza adversária, mas pecavam na definição final, nomeadamente num lance em que André Pereira até marcou golo, mas viu a jogada invalidada por fora de jogo.
O Famalicão, que nesta fase até dava mais iniciativa que o conjunto da foz do Ave, transformou-se numa equipa talhada para o contra-ataque, quase sempre explorando a velocidade de Puma Rodríguez e a mobilidade do ponta de lança Jhonder Cádiz, mas não tiveram suficiente acerto na altura da finalização.
A segunda metade começou com emoção, com os vilacondenses a recuperarem o empate, logo aos 49 minutos, num livre cobrado por Sávio, que Mirko Topic, já depois de um ressalto em Puma Rodríguez, desviou para a própria baliza, galvanizando a equipa da casa.
Os vilacondenses passaram então a dominar os acontecimentos, instalando-se no meio-campo contrário e insistindo na reviravolta, com Zé Manuel, aos 57, a ficar perto disso, com um remate oportuno que Luiz Júnior susteve.
O Famalicão, nesta fase, sentia dificuldades para contrariar o ritmo dos locais, e percebendo isso, o técnico João Pedro Sousa operou, pouco depois da hora de jogo, uma tripla substituição, lançando Chiquinho, Tom Lacoux e Gustavo Assunção, para os lugares de Zaydou, Mirko Topic e Óscar Aranda.
Os efeitos sentiram-se já aos 68 minutos, com Puma Rodríguez, a ‘roubar’ a bola a Sávio e ganhar um canto, onde Jhonder Cádiz, num toque de cabeça, forçou Magrão a defesa atenta.
O lance não conseguiu, ainda assim, mudar a toada do jogo, que foi caindo num ritmo inconsequente até ao período de descontos, quando Chiquinho se desmarcou, assistido por Henrique Araújo, e caiu na pequena área do Rio Ave, após um contacto de Josué Sá.
Numa primeira instância, o árbitro Bruno Costa assinalou grande penalidade e mostrou cartão vermelho direto ao defesa do Rio Ave, mas, após consultar as imagens do VAR, reverteu as decisões, fazendo o empate, por 1-1, prevalecer até ao final.