Última hora

Portugal com personalidade vira resultado e bate Noruega na Liga das Nações feminina de futebol

26 Setembro 2023
Portugal com personalidade vira resultado e bate Noruega na Liga das Nações feminina de futebol
Desporto
0

Portugal venceu hoje a Noruega por 3-2, na segunda jornada do Grupo A2 da Liga das Nações feminina de futebol, num jogo em que mostrou ‘nervo’, maturidade e personalidade face às nórdicas, em Barcelos.
Portugal esteve a perder, por culpa de um golo de Frida Maanum (32 minutos), mas Andreia Jacinto (37) e Carole Costa (44, de grande penalidade) deram a volta ao resultado ainda na primeira parte.
No segundo tempo, a Noruega voltou a ser a primeira equipa a marcar, pela suplente Elisabeth Terland (58 minutos), voltando a empatar a partida, mas Carole Costa, a mais velha da seleção e uma das mais internacionais, voltou a marcar de penálti (69).
Com estes três pontos, Portugal isola-se na segunda posição do grupo, a seguir à líder França, que, depois de vencer a seleção lusa (2-0), foi à Áustria ganhar por 1-0 e soma seis, enquanto norueguesas e austríacas contabilizam um.
Francisco Neto fez quatro alterações em relação ao ‘onze’ que defrontou a França, na sexta feira, na primeira jornada do grupo, promovendo a titularidade da guardiã Inês Pereira, das médias Fátima Pinto e Andreia Jacinto e da avançada Ana Capeta.
O jogo começou com um choque muito duro entre a guarda-redes portuguesa e a avançada norueguesa Sophie Haug, logo ao terceiro minuto, que determinou a saída das duas atletas depois de assistidas.
Elisabeth Terland, que substituiu a colega lesionada, teve uma boa hipótese aos 26 minutos, mas, em excelente posição, cabeceou muito mal.
Aos 32 minutos, a Noruega marcou, num belo remate de Frida Maanum de fora da área, em arco, aproveitando também algum adiantamento de Patrícia Morais.
Francisca Nazareth respondeu logo a seguir, mas o remate saiu com pouca força e à figura da guardiã contrária (34 minutos).
O empate chegaria pouco depois, com Andreia Jacinto a aproveitar um corte defeituoso das nórdicas na área e a rematar de pronto (37 minutos).
Sete minutos depois, surgiu a grande penalidade que Carole Costa converteria, virando o resultado para Portugal.
A alegada falta da guarda-redes contrária sobre Diana Silva foi o culminar de um rápido contra-ataque iniciado pela própria Diana silva, com ‘geometria’ de Francisca Nazareth e assistência de Ana Capeta.
A defesa portuguesa mostrou, depois, algum nervosismo no início da segunda parte: aos 57 minutos, Catarina Amado perdeu a bola em zona proibida, Reiten isolou Terland com um grande passe, mas a avançada permitiu a defesa de Patrícia Morais.
Contudo, no minuto seguinte, numa jogada semelhante, a mesma jogada não perdoou e fez o empate.
Portugal ficou perto do 3-2 aos 64 minutos, num desvio de cabeça de Ana Capeta, e, pouco depois, Catarina Amado foi derrubada por Harviken na área e Carole Costa ‘bisou’ em novo penálti (69).
A seleção lusa não deixou a Noruega pegar no jogo nos minutos seguintes e só no final a seleção nórdica se aproximou da baliza lusa, com Patrícia Morais a segurar a vitória com nova grande defesa a remate de Terland (87).
Os próximos encontros do agrupamento realizam-se no final de outubro, com Portugal a defrontar por duas vezes a Áustria, em Altach, em 27 de outubro, e na Póvoa de Varzim, no dia 31.