Última hora

Arlindo de Azevedo Maia morre aos 93 anos

16 Setembro 2023
Arlindo de Azevedo Maia morre aos 93 anos
Local
0

Faleceu esta sexta feira, com 93 anos de idade, o distinto cidadão vilacondense Arlindo de Azevedo Maia, uma das personalidades mais visionárias e empreendedoras do concelho de Vila do Conde.
O Engenheiro Civil e de Minas foi responsável pelo desenvolvimento da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde nas últimas quase quatro décadas, instituição onde exerceu o cargo de Provedor.
Foi com o “Senhor Engenheiro Arlindo Maia”, como por todos era carinhosamente conhecido em Vila do Conde, que a Santa Casa da Misericórdia cresceu, proliferou e solidificou como poucas: em 1989 inauguraram um Lar, em 1990, a Fisioterapia, e os exames complementares de diagnóstico e o hospital, em 1994, o Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência, em 1997, inauguraram outro Lar, em 2000, a Casa da Criança, em 2004, as Residências Autónomas, em 2014, o Alojamento de Emergência Social Casa das Rosas e a Cantina Social Casa das Rosas, e, também no mesmo ano de 2014, o Centro de Reabilitação Prof. Doutor Jorge Azevedo Maia.
Em 2018, a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde celebrou um contrato promessa de compra e venda da totalidade do capital social da sociedade detentora do Hospital Senhor do Bonfim, tendo sinalizado o negócio, que não se viria a efetivar, porque Manuel Agonia preferiu vendê-lo ao Grupo Trofa Saúde.
Atualmente, a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde é o maior empregador do concelho vilacondense, empregando, entre funcionários da instituição e prestadores de serviços, cerca de 1.200 pessoas.
A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde tem 500 utentes residentes e, todos os dias, serve, entre 1.500 e 2.000 pessoas, nas várias valências.
Arlindo de Azevedo Maia nasceu em Modivas, a 9 de Setembro de 1930. Começou a trabalhar muito cedo, com 13 anos. A título pessoal, prosperou nas áreas da construção civil e da imobiliária. Em 1984, com 53 anos, tomou posse como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, onde se manteve até ao final de 2020, deixando a provedoria para o filho, Rui Maia, há vários anos, vice-provedor da instituição.
Arlindo de Azevedo Maia foi candidato à Câmara Municipal de Vila do Conde, em 1989, pelo Partido Social Democrata (PSD), perdendo as eleições para o socialista Mário Almeida, mas cumpriu o mandato de quatro anos como vereador da oposição até ao final, em 1993.
Em 2017, Arlindo de Azevedo Maia recebeu o Prémio Envelhecimento Ativo, da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação Montepio.
Em 2018, Arlindo de Azevedo Maia foi distinguido com a Medalha de Ouro do município de Vila do Conde.
O funeral de Arlindo de Azevedo Maia é este sábado, 16 de Setembro, às 17 horas, na Igreja Matriz de Vila do Conde, seguindo-se o cortejo fúnebre, depois, de romagem ao Cemitério de Vila do Conde.