Última hora

Jovem de 20 anos de idade suspeito de atear fogo na freguesia de Arcos em Vila do Conde detido

9 Agosto 2023
Jovem de 20 anos de idade suspeito de atear fogo na freguesia de Arcos em Vila do Conde detido
Local
0

O suspeito de atear um incêndio na freguesia de Arcos, na União de Freguesias de Rio Mau e Arcos, em Vila do Conde, foi identificado pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e entregue à Polícia Judiciária (PJ).
O jovem, de 20 anos de idade, que terá confessado o crime, foi denunciado pela população, que já o tinha visto, na quinta feira e no sábado, a “rondar a zona de mato, de forma suspeita”.
O incêndio, que deflagrou ao início da tarde desta segunda feira numa área de mato, na freguesia de Arcos, Vila do Conde, e que depois se alastrou às freguesias de Bagunte e Junqueira, e deixou quatro feridos, voltou a reacender, pelas 3 horas da tarde desta terça feira, na Cividade de Bagunte.
Apesar das chamas se terem aproximado de casas na freguesia de Arcos, e, por precaução, terem sido evacuados moradores, nenhuma das casas foi atingida e todos os habitantes puderam regressar às suas habitações logo pela manhã.
O reacendimento durante a tarde desta terça feira preocupou os operacionais, mobilizando mais de 90 bombeiros e um helicóptero, tendo por volta das 18:30 o meio aéreo sido desmobilizado, mas os operacionais permanecem no local a efetuar vigilância. Permanecem ainda no terreno 85 bombeiros e 27 viaturas, mas, com a descida das temperaturas e a humidade a subir, as previsões são “otimistas”.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), combateram o incêndio 118 operacionais, apoiados por 39 viaturas.
“Neste momento, o incêndio cedeu aos meios e está tudo bastante mais tranquilo”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, quando tudo estiver normalizado, será dia de “partir para o terreno para avaliar os estragos”, nomeadamente na muralha da Cividade de Bagunte.