Última hora

FC Porto vence Rio Ave nos descontos com notas à arbitragem do treinador vilacondense Luís Freire

29 Agosto 2023
FC Porto vence Rio Ave nos descontos com notas à arbitragem do treinador vilacondense Luís Freire
Desporto
0

Dois golos nos descontos permitiram esta segunda feira ao FC Porto dar a volta ao resultado na visita ao Rio Ave e vencer por 2-1, em jogo da terceira jornada da I Liga Portuguesa de Futebol.
Costinha adiantou os vilacondenses, aos 52 minutos, de grande penalidade, mas Galeno, também de castigo máximo, empatou aos 90+1, antes de Iván Marcano operar a reviravolta, aos 90+4, e consumar o triunfo dos portistas, tal como já tinha feito na ronda anterior, diante do Farense.
Com este triunfo, o terceiro pelo mesmo resultado, o FC Porto mantém-se como uma de três equipas apenas com triunfos na I Liga, juntando-se a Vitória de Guimarães e Sporting, todos com nove pontos, enquanto o Rio Ave averbou o segundo desaire e segue com três pontos.
Foi um “jogo equilibrado, em que tentámos, desde o início, condicionar o FC Porto, mesmo com a dificuldade de jogar contra o vento na primeira parte. Ainda assim, tivemos a primeira oportunidade do jogo, pelo João Graça, com o adversário a ter mais bola, mas sem perigo.
Conseguimos manter o empate até ao intervalo e, no regresso, conseguimos entrar mais fortes, ter mais bola e levar o jogo para o meio-campo. Acabámos por fazer o golo, mas, depois, o jogo tornou-se algo quezilento e tive de tirar alguns jogadores pelo cansaço.
Na parte final, tornou-se tudo muito emocional, tivemos substituições forçadas e o FC Porto acabou por fazer o golo [do empate] de penálti e, com isso, ganhou mais dinâmica.
Nessa fase, quebrámos e cometemos um grande erro no golo que deu o 2-1 ao adversário.
É um resultado pesado, no mínimo devíamos ter tirado um ponto deste jogo. Temos de ser mais espertos nestas partes finais”, começou por dizer o técnico dos vilacondenses.
Sobre a arbitragem, Luís Freire disse que “aos sete minutos, o Eustáquio teve duas entradas para cartão vermelho e depois houve um outro jogador do FC Porto que ‘abriu’ a cabeça ao Santos, já na parte final. Mas, agora, não vale a pena estar a falar disso.
Temos de crescer e melhorar para conseguirmos segurar o resultado nestas situações. O FC Porto teve mérito e nós temos de ter mais coragem nestas fases finais”.
Nenhum elemento do FC Porto compareceu na sala de imprensa do estádio do Rio Ave, após o final da partida. Devido à suspensão de Sérgio Conceição, os regulamentos não permitem a presença do treinador nas entrevistas rápidas e nas conferências de imprensa posteriores ao jogo, desde que esta última implique a passagem pela área técnica, zona vedada a quem esteja castigado, pelo menos até duas horas após o apito final.