Última hora

Tribunal Arbitral do Desporto mantém castigo a Miguel Afonso por assédio sexual e discriminação

11 Julho 2023
Tribunal Arbitral do Desporto mantém castigo a Miguel Afonso por assédio sexual e discriminação
Desporto
0

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) manteve o castigo de 35 meses de suspensão a Miguel Afonso, ex-treinador da equipa feminina do Famalicão, pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por assédio sexual e discriminação.
Miguel Afonso foi castigado com uma pena de suspensão de 35 meses e 5.100 euros de multa pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) pela “prática de cinco infrações disciplinares” muito graves, decorrentes de “comportamentos discriminatórios em função do género e/ou da orientação sexual”, em 3 de novembro de 2022.
O técnico de 41 anos de idade contestou a pena para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), que, na segunda feira, manteve o castigo, cujos atos remontam ao início da época 2020/21, quando este treinava a formação feminina do Rio Ave.
“Nestes termos (…), decide-se negar provimento ao recurso interposto pelo Demandante [Miguel Afonso] e, em consequência: Julgar improcedente a ação proposta pelo Demandante, não julgando provada a nulidade e as anulabilidades invocadas pelo mesmo e, em consequência, mantém-se na íntegra a decisão recorrida na parte que condena o demandante, confirmando tal aresto nos seus precisos termos”, lê-se no referido documento.
Miguel Afonso foi alvo de denúncias de jogadoras do Rio Ave em 2020/21, que deram lugar a outras sobre o antigo técnico de Bonitos de Amorim (2019/20) e Ovarense (2021/22), e, depois, Famalicão, que o suspendeu.
Em 1 de fevereiro último, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) também confirmou o castigo imposto pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao dirigente do Famalicão Samuel Costa, igualmente por comportamentos de assédio sexual e discriminação a duas futebolistas, de ano e meio de suspensão, por três infrações muito graves e 3.060 euros de multa.
Antes de chegar ao Famalicão, no início da época passada, Samuel Costa, de 37 anos de idade, trabalhou no Vitória de Guimarães (2020/21) e no Valadares Gaia (2021/22).