Última hora

CEiiA lança agenda de neutralidade carbónica do Norte de Portugal com jovens de Matosinhos

17 Junho 2023
CEiiA lança agenda de neutralidade carbónica do Norte de Portugal com jovens de Matosinhos
Tecnologia
0

O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, apresenta, no sábado, manifestos artísticos criados por jovens de Matosinhos que servirão como ponto de partida para lançar a agenda BE.Neutral, para fomentar a neutralidade carbónica no Norte.
“Tendo desenvolvido este projeto experimental em Matosinhos, nós agora vamos expandi-lo, no âmbito da agenda BE.Neutral, para mais, pelo menos, oito cidades da região Norte, que consubstanciam a rede de cidades BE.Neutral”, disse a diretora do CityLab do CEiiA, Catarina Selada.
Em causa estão os municípios de Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Viana do Castelo e Oliveira de Azeméis, e a agenda do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem como objetivo “criar a primeira região neutra em carbono da Europa”, segundo o CEiiA.
No sábado, serão apresentados no CEiiA, em Matosinhos, no distrito do Porto, os “Manifestos Artísticos pela Sustentabilidade” criados por mais de 200 alunos do concelho, um conceito originado a partir do “movimento transformacional” NEBbyAYR, criado em junho de 2022 no Festival do Novo Bauhaus Europeu, em Bruxelas, e que contou com uma obra do artista Miguel Januário.
Segundo o CEiiA, a iniciativa de sábado servirá também como “ponto de partida para a criação da rede de cidades BE.Neutral”, no âmbito da agenda agenda mobilizadora do PRR, liderada pela NOS, e em que o CEiiA será o “interlocutor com as cidades” envolvidas, segundo Catarina Selada.
“As cidades são parceiras associadas e efetivas da agenda, e a ambição é promover ou acelerar a neutralidade carbónica das cidades da região Norte, através da introdução de novos produtos e serviços de mobilidade, mas que são desenvolvidos e industrializados a partir de Portugal, para depois serem exportados e internacionalizados para cidades de todo o mundo”, explicou a responsável do CEiiA.
Quanto aos produtos e serviços a desenvolver no âmbito da agenda, “o mais significativo é um novo veículo, que é o Ben – de BE.Neutral -, um veículo de quatro rodas, pequeno, leve, conectado e, mais importante, carbono zero, para novos serviços urbanos”.
“Estamos a falar de um veículo que não se pretende que seja propriedade privada, mas que se pretende que seja usado como um serviço, de acordo com novos modelos de negócio, nomeadamente a partilha da posse e do uso”, disse a responsável do CEiiA.
No caso deste produto, trata-se de “uma parceria entre o CEiiA, a Simoldes e a TMG, que, de facto, vão criar, conceber, desenvolver e industrializar em Portugal o primeiro veículo verdadeiramente carbono zero”, segundo Catarina Selada.
O papel do CEiiA na agenda do PRR vai também envolver uma plataforma de dados que permitirão “gerir os novos serviços de mobilidade” e possibilitará “permitir quantificar, em tempo real, as emissões de carbono evitadas com o uso destes serviços de mobilidade sustentável”, algo que será quantificável e monitorizável pelas cidades.
“O nosso trabalho é também acelerar a transição para a neutralidade carbónica destas oito cidades, tendo como meta climática o 2030, enquanto ambição, mas assegurando que pelo menos a neutralidade carbónica se vai atingir antes de 2050, que é a meta do próprio país e da Comissão Europeia”, resumiu a responsável do CEiiA.