Última hora

Tecnologia de lentes oftálmicas eco-friendly nano estrutura da Shamir eleita Produto do Ano 2023

2 Fevereiro 2023
Tecnologia de lentes oftálmicas eco-friendly nano estrutura da Shamir eleita Produto do Ano 2023
Tecnologia
0

A tecnologia Shamir Metaform foi eleita “Produto do Ano” de 2023 na categoria de “Lentes Oftálmicas”. A empresa – especialista mundial no desenvolvimento e produção de lentes progressivas, desportivas e um dos maiores produtores globais de lentes oftálmicas – foi distinguida no relatório anual conduzido pela Netquest, CINT e pela Netsonda, a partir da apreciação de mais de 5 mil consumidores nacionais.
“Introduzida ao mercado em abril de 2021, a tecnologia Metaform da Shamir visa a produção mais eficiente de lentes oftálmicas, de nano estrutura, e consegue, de forma única, assegurar todas as características óticas e físicas, bem como garantir a qualidade dos tratamentos de anti-reflexo e endurecimento que são necessários incorporar na lente a produzir. Refira-se, ainda, que Portugal foi o primeiro país no mundo a produzir lentes com base nesta tecnologia”, tornou público a Shamir em comunicado.
“Para eleger os produtos que, no ano passado, se destacaram em diferentes áreas pelo seu carácter inovador, foi realizado um inquérito a mais de 5 mil portugueses, entre os dias 14 de novembro e 16 de dezembro de 2022, que avaliaram produtos em mais de 60 categorias. A tecnologia Shamir Metaform foi, assim, eleita como a melhor na categoria de “Lentes Oftálmicas”, permitindo-lhe assegurar o estatuto de “Produto do Ano””, pode ler-se no mesmo comunicado.
“A ampla amostra do estudo quantitativo e qualitativo, representativa da população portuguesa, com idades entre os 18 e os 64 anos, atribuiu à tecnologia, Shamir Metaform, uma nota máxima final de 7,59 pontos (em 10 possíveis). As inovadoras lentes oftálmicas da Shamir reuniram uma avaliação de 7,5 pontos em “Atratividade”, uma nota de 8,1 pontos em “Inovação” e de 7 pontos no critério “Intenção de Compra””, frisa a Shamir.
“As lentes oftálmicas da Shamir registaram um elevado índice de satisfação e expectativa em relação ao produto entre todos os grupos etários, bem como a preferência quer entre os avaliadores masculinos quer entre os femininos. Um terço dos inquiridos (32%) refere a inovação como um dos principais fatores de diferenciação face à concorrência, sendo que 58% da amostra assinalou a imagem do produto como sendo igualmente inovadora e apelativa”, destaca a Shamir.
“A inovação e a sustentabilidade estão no centro da atividade da Shamir e esta eleição vem reforçar a nossa aposta na qualidade das lentes oftálmicas que disponibilizamos aos nossos clientes enquanto empresa líder de mercado”, diz Luís Feijó, CEO da Shamir Portugal.
O responsável acrescenta, ainda, que “as necessidades dos nossos clientes são o nosso principal foco pelo que temos um departamento de Investigação & Desenvolvimento altamente qualificado que nos ajuda a desenvolver novos produtos e serviços de forma mais eficaz, recorrendo sempre a tecnologia de ponta e amiga do ambiente.”
As lentes oftálmicas, eco-friendly e patenteadas pela Shamir, representam uma inovadora tecnologia de produção de lentes extremamente finas – até 40% mais finas em comparação com as standards, sendo assim mais leves e estéticas. Além disso, a tecnologia Shamir Metaform recorre a um filme ótico termomoldado – utilizado no desenvolvimento de tecnologia de ponta na indústria automóvel, na aviação e na área espacial, onde se inserem entidades como a NASA, por exemplo -, que confere às lentes uma resistência ao impacto até 18 vezes acima do requisito padrão da FDA.
A Shamir é líder mundial em geometrias para lentes oftálmicas de correção visual e especialista em lentes progressivas e desportivas, sendo detentora de um dos maiores departamentos de Investigação & Desenvolvimento de lentes oftálmicas do mundo. Fundada em 1972, em Israel, como fabricante de lentes bifocais, converteu-se rapidamente ao desenvolvimento e produção de lentes progressivas, contando, atualmente, com 16 laboratórios, distribuídos por todo mundo, e uma equipa de mais de 2.100 colaboradores, presentes em 24 países dos quatro continentes.
A Shamir está presente em Portugal desde 2001, detendo, neste momento, três laboratórios, em Vila do Conde, Lisboa e Matosinhos, que, além da vertente dedicada à investigação, asseguram a produção de lentes oftálmicas para o mercado mundial, produzindo mais de dois milhões de lentes por receita anualmente, produzidas por uma equipa de 300 pessoas.