Última hora

Equitix em negociações para comprar Indaqua e negócio pode chegar aos 800 milhões de euros

24 Janeiro 2023
Equitix em negociações para comprar Indaqua e negócio pode chegar aos 800 milhões de euros
Economia
0

Pode vir a ser um dos maiores negócios de fusão de empresas do ano em Portugal e no Mundo. O fundo britânico Equitix está em negociações para a compra da Indaqua ao fundo francês Antin Infrastructure Partners, num negócio que poderá chegar aos 800 milhões de euros.
Além de estar em negociações para adquirir a maior empresa privada no setor da água em Portugal, o fundo do setor das infraestruturas quer comprar a PlainWater, empresa de especialização de recolha e tratamento de águas residuais, também propriedade da Indaqua, assim como a Hidurbe.
Da parte dos envolvidos no negócio não foi possível obter quaisquer comentários, mas, a concretizar-se a transação, esta, será a quarta vez que a Indaqua é transacionada no espaço de seis anos. A maior operadora privada no setor da água em Portugal já foi detida pela Mota-Engil, que, em 2016, vendeu a sua posição, por 60 milhões de euros, à empresa israelo-americana Myia, por sua vez controlada, a partir de 2019, pelo fundo de capital privado Bridgepoint, até ser adquirida pelo fundo Antin Infrastructure Partners, em setembro de 2020, por um valor perto dos 625 milhões de euros.
O fundo Antin Infrastructure Partners, fundado em 2007 por Alain Rauscher e Mark Crosbie, tem sede em Paris e escritórios em Londres, Luxemburgo, Nova Iorque e Singapura.
O fundo Equitix, também fundado em 2007, por Geoff Jackson e Hugh Crossley, com sede em Londres e escritórios em Glasgow, Miami, Frankfurt, Madrid, Milão, Seul, Stockholm, Mascate e Dublin, estará disposto a oferecer um montante próximo dos 800 milhões de euros para adquirir a Indaqua.
A Indaqua, liderada por Enrique Castiblanques e Pedro Perdigão, tem atualmente cinco concessões municipais de distribuição de água – em Santo Tirso/Trofa, Santa Maria da Feira, Matosinhos, Vila do Conde e em Oliveira de Azeméis – e uma parceria público-privada (PPP), abastecendo 600 mil pessoas e contabilizando mais de 700 trabalhadores no Norte de Portugal.