A seleção portuguesa de goalball venceu hoje o Canadá, por 7-6, conquistando a primeira vitória no Campeonato do Mundo, que decorre no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, até 16 de dezembro.
Portugal entrou forte e conseguiu colocar-se em vantagem, por 2-0, graças aos golos de Fábio Oliveira, mas os canadianos conseguiram dar a volta ao marcador ainda antes do intervalo, fazendo o 2-3.
Já no segundo tempo, a equipa das quinas voltou a colocar-se na frente do marcador (4-3), com novo golo de Fábio Oliveira e outro de João Macedo.
Porém, o Canadá conseguiu dar nova volta no resultado (4-5), e depois foi a vez de João Mota ‘brilhar’ ao marcar os três tentos com que selou o marcador de Portugal, deixando ainda que os canadianos reduzissem a desvantagem para a diferença mínima.
“Uma vitória muito celebrada, já que Portugal procurava os primeiros três pontos desde o primeiro dia de prova, embora os adversários que surgiram pelo caminho (Japão, campeão asiático, e Turquia, que certamente terminará este Mundial no ‘top 5’ e ambos frequentes participantes dos Jogos Paralímpicos), estejam num nível diferente”, assinalou em comunicado a organização.
No quadro feminino, Portugal defrontou o Egito e, apesar de ter estado em vantagem por 2-0, a maior experiência internacional das africanas acabou por prevalecer, colocando o marcador em 2-6, gerindo a partir daí a vitória no encontro, que terminou em 5-10.
O Goalball é um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual. Foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo em que a mesma entre na baliza do adversário. Cada equipa deve jogar com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas.
A percepção da posição da bola é feita usando o tato e a audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. A bola possui guizos para uso da audição, e, assim, os praticantes podem saber em que direção a bola se move. É um jogo que requer muita concentração, e por isso o silêncio dos espectadores e da equipa é de extrema importância para a melhor prossecução do jogo.