Última hora

Transportes Intermodais do Porto lança Planeador de Viagens no site Andante

24 Setembro 2022
Transportes Intermodais do Porto lança Planeador de Viagens no site Andante
Tecnologia
0

A empresa Transportes Intermodais do Porto (TIP) lançou o Planeador de Viagens integrado no site Andante, permitindo ao utilizador “conhecer as possibilidades de rotas entre os locais de origem e destino” e apresentando o respetivo tarifário.
Em comunicado, a Transportes Intermodais do Porto (TIP) explica que o Planeador é uma ferramenta “de grande utilidade para os utilizadores de transporte público” e “vem simplificar o processo de seleção do modo de deslocação entre dois pontos previamente selecionados (permitindo calcular as três melhores rotas) bem como a escolha do título de transporte adequado”.
Segundo o Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) responsável pela gestão do sistema intermodal Andante, esta ferramenta contempla todos os operadores que integram o sistema e utiliza dados disponibilizados por estes em tempo real planeado.
“A seleção dos pontos de início e fim da rota pode ser realizada usando uma posição no mapa, escrevendo os nomes das paragens ou de pontos de interesse, ou escolhendo as últimas paragens utilizadas”, refere, acrescentando ser “possível inserir pontos de paragem intermédios”.
A solução final apresentada pelo Planeador de Viagens pode ser visualizada através de uma lista ou num mapa, com informação sobre tarifário Andante, as horas de passagem em cada paragem, os locais onde pode ser necessário sair ou entrar no operador e o percurso a pé entre esses dois pontos.
O utilizador poderá indicar o horário pretendido para a deslocação tendo também a possibilidade de indicar se pretende otimizar a hora de partida ou a hora de chegada.
Com o objetivo de promover a implementação da intermodalidade nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto (AMP) e Trofa, foi constituído em 20 de dezembro de 2002 pela Metro do Porto, pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), e pela Caminhos de Ferro Portugueses um Agrupamento Complementar de Empresas com a denominação de Transportes Intermodais do Porto, Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) Transportes Intermodais do Porto (TIP), responsável pela gestão do sistema de bilhética Andante.