Última hora

Sporting de Braga segura segundo lugar na I Liga ao vencer o Rio Ave em Vila do Conde por 3-2

12 Setembro 2022
Sporting de Braga segura segundo lugar na I Liga ao vencer o Rio Ave em Vila do Conde por 3-2
Desporto
0

O Sporting de Braga manteve-se este domingo no segundo lugar da I Liga de futebol, a dois pontos do líder Benfica, ao vencer por 3-2 no terreno do Rio Ave, onde somou a quinta vitória seguida, na sexta jornada.
Al Musrati, aos 11 minutos, Iuri Medeiros, aos 25, e Ricardo Horta, aos 69, marcaram os golos dos bracarenses, que somam 16 pontos, menos dois do que o Benfica e mais um do que o FC Porto, terceiro classificado.
O Rio Ave, que somou a terceira derrota na competição, a segunda seguida, ainda reduziu, por Boateng, aos 81, e Aziz, aos 87, prossegue no 14.º lugar, com cinco pontos, em igualdade com o Vizela.
“Mostrámos, hoje, que somos um grande Sporting de Braga. Fizemos uma primeira parte completamente dominadora, controlando todos os momentos de jogo. Marcámos dois golos fruto de uma forte eficácia e tivemos a capacidade de gerir os tempos do desafio
No segundo tempo, tentámos manter esse registo. Houve uma reação do adversário que nos obrigou a ter mais cuidados. Ainda assim, conseguimos fazer um terceiro golo e tivemos oportunidades para marcar mais. Na parte final, com algum relaxamento da equipa, houve uma reação com golos do Rio Ave.
Como treinador, tenho de tirar aquilo que é positivo. A equipa soube sofrer quando foi preciso, lutando para manter o resultado. Fico com grande satisfação por ver os atletas a saberem sofrer quando é preciso.
Não é justo considerar que houve mais mérito de uma ou de outra equipa. As duas procuraram fazer aquilo que precisavam. O Rio Ave meteu mais avançados para tentar marcar golos e diminuir a diferença. Nós, no final, segurámos o resultado para sair com a vitória, que era o que interessava. Como treinador do Sporting de Braga digo que tivemos mérito naquilo que conseguimos fazer. Pelo que foram os 90 minutos, houve justiça no resultado”, disse Artur Jorge, treinador do Sporting de Braga.
“Acreditávamos que era possível chegar ao empate, mas precisávamos de mais tempo. Começámos bem nos primeiros 10 minutos, mas na primeira vez que o Braga vai à nossa baliza cria perigo, ganha um canto e depois marca. Foi uma grande contrariedade, contra um adversário que, se já estava num momento de confiança, ficou com ainda mais capacidade de se soltar e como tem bons jogadores ainda fez o segundo golo.
Ao intervalo mostrámos aos jogadores que era possível criar perigo e que, se fizéssemos o 2-1, o jogo ia ficar em aberto até ao fim. Mas foi o Braga a fazer o terceiro e quase sentenciou a partida.
Ainda nos equilibrámos e conseguimos fazer o que não fizemos até então, que foi marcar. Logo depois ainda chegamos ao 3-2 e obrigamos ao adversário a defender e a queimar tempo, o que é normal. Ainda acreditei que se houvesse mais tempo conseguíamos chegar ao 3-3.
Se os nossos golos surgissem mais cedo, íamos ter jogo até ao fim. Quem faz 17 remates contra o Braga e divide a posse de bola, tem de estar orgulhoso. Aprendemos com isso, jogando contra uma grande equipa”, disse Luís Freire, treinador do Rio Ave.
Na próxima jornada, o Sporting de Braga recebe o Vizela, domingo, às 20:30H. O Rio Ave joga em Barcelos, em casa do Gil Vicente, sábado, pelas 15:30H.