Última hora

António Costa diz que Casa da Arquitetura “ganha outra dimensão” com Edifício Digital

14 Maio 2022
António Costa diz que Casa da Arquitetura “ganha outra dimensão” com Edifício Digital
Cultura
0

A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, “ganha outra dimensão, outra projeção”, com o Edifício Digital, uma plataforma ‘online’ que mostra a atividade daquele espaço, afirmou esta sexta feira o Primeiro-Ministro, António Costa, no lançamento da iniciativa.
“É um local de investigação, estudo, imaginação e criação da arquitetura do futuro, e por isso um trabalho da maior importância cultural, (…) que ganha outra dimensão, outra projeção, e permite que, de qualquer ponto do mundo, se possa estar aqui, se possa ir mais longe do que habitualmente, porque passamos a poder visitar os arquivos que só aqui podemos visitar”, considerou o chefe do Governo.
António Costa falava na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, no dia em que se assinalou o lançamento do Edifício Digital, que disponibiliza, em português e em inglês, o acesso livre e gratuito a “três pisos” de conteúdos, “atualizados a cada dia”.
Esta plataforma ‘online’ divulga, no ‘primeiro piso’, as atividades da Casa, dando acesso a visitas pelas exposições, no segundo, o arquivo, enquanto no terceiro patamar há uma loja digital com milhares de artigos, alguns deles exclusivos.
Para o Primeiro-Ministro português, este ‘site’ “dá uma nova projeção à Casa, e, com isso, dá uma nova projeção à arquitetura portuguesa, mas não só à portuguesa”.
“Reforça também a centralidade desta casa como espaço da arquitetura global”, prosseguiu.
O governante destacou ainda que a Casa da Arquitetura ganha uma nova morada “no espaço digital”, mas “não é por acaso que nasceu em Matosinhos – seguramente pela visão de um homem extraordinário”, o antigo presidente da Câmara Guilherme Pinto, que morreu em janeiro de 2020, “mas porque seguramente, quando se fizer história do que foi a transformação urbanística do país entre 1974 e 2024, Matosinhos vai ser um caso de exemplo de como efetivamente a arquitetura e o urbanismo transformaram o território”.
Também a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, destacou aquela como “uma terra de arquitetos”, que criou aquele equipamento que “passou a ser o Centro Português de Arquitetura”.
“Representamos hoje a arquitetura para todo o país, para todo o mundo”, afirmou a também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
A socialista destacou ainda que este espaço digital chega “gratuitamente, sem escolher pessoas pela sua condição económica e financeira” e disse que “não há nada mais gratificante para uma entidade pública do que ver os seus recursos usados desta maneira”.
Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitetura, realçou que “a arquitetura serve para melhorar a vida das pessoas” e o intuito daquele projeto é “levá-la a todos”.
“Estamos ligados ao mundo como nunca estivemos, estamos mais próximo das pessoas”, reiterou.
Para o presidente daquele espaço, José Manuel Dias da Fonseca, “hoje começa um ciclo novo, uma vida nova para a Casa”.
José Manuel Dias da Fonseca comparou aquele espaço a um ‘iceberg’, porque “o essencial da estrutura é a sua parte menos visível, que tem muito a ver com a sua vocação, o acolhimento, a salvaguarda, o estudo e a divulgação de espólios e coleções de arquitetura”.
Com o Edifício Digital, destacou, é possível formalizar o “compromisso com arquitetos e famílias que doaram e depositaram o trabalho de uma vida” e partilhá-lo “com o mundo, com os mundos, com muitos e diferentes públicos, de uma forma aberta, ampla, eficiente e bonita”.
O responsável espera “atrair assim mais apoios consistentes para este ainda tão jovem projeto”.