Última hora

Docapesca investe 52,5 mil euros para reabilitar defensas do porto de pesca da Póvoa de Varzim

7 Fevereiro 2022
Docapesca investe 52,5 mil euros para reabilitar defensas do porto de pesca da Póvoa de Varzim
Local
0

A Docapesca, entidade do setor do Estado que tutela os portos de pesca e lotas nacionais, anunciou um investimento de 52,5 mil euros no porto de pesca da Póvoa de Varzim.
A intervenção, que vai ser alvo de um concurso público, pretende reabilitar o sistema de defensas do cais de descarga e de atracação no porto de pesca da Póvoa de Varzim, com a instalação de 30 novas defensas nos cais de descarga de pescado e de estacionamento de grandes embarcações.
“Devido à sua antiguidade, às condições agressivas em que estão inseridas e ao embate constante dos navios que aportam no porto de pesca, a intervenção pretende repor as devidas condições de segurança para as manobras de acostagem e estacionamento das embarcações”, pode ler-se num comunicado da Docapesca.
O organismo anunciou, ainda, que a reabilitação na infraestrutura de alagem de embarcações e na casa das máquinas dos Estaleiros Navais da Azurara, na cidade vizinha de Vila do Conde, já foram concluídas.
“A reabilitação da infraestrutura de alagem de embarcações, assim como a reabilitação da casa das máquinas, representando um investimento global de cerca de 395 mil euros, encontram-se concluídas. A primeira reabilitação incidiu sobre o plano inclinado, atuando na zona não permanentemente submersa da infraestrutura e pretendeu repor as melhores condições nos elementos de betão armado que suportam o sistema de alagem das embarcações”, explicou ainda a Docapesca.
A Docapesca – Portos e Lotas, SA é uma empresa do Setor Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério do Mar, que, nos termos do Decreto-Lei n.º 107/90 de 27 de março, tem a seu cargo no continente português, o serviço público da prestação de serviços de Primeira Venda de Pescado, bem como o apoio ao Setor da Pesca e respetivos portos.