Última hora

Vítor Costa anuncia entendimento com a Indaqua para baixar o preço da água em Vila do Conde

22 Dezembro 2021
Vítor Costa anuncia entendimento com a Indaqua para baixar o preço da água em Vila do Conde
Local
0

O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, anunciou esta terça feira um memorando de entendimento entre a autarquia vilacondense e a empresa Indaqua para a redução do tarifário da água no concelho, a que chamou de quarto aditamento, num processo que, no imediato, trava os aumentos previstos para 2022.
“Ambas as partes vão assinar um memorando de entendimento para iniciar um processo de negociação com vista a baixar a tarifa da água no concelho. A empresa vai fazer-nos uma proposta que será analisada e negociada”, garantiu o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa.
Convicto de que a redução do tarifário promovido pela empresa concessionária de serviço de abastecimento de água no concelho “será uma realidade”, o autarca vilacondense apontou a efetivação desse acordo já para o próximo ano.
“Há excelentes perspetivas para que no segundo semestre de 2022 tenhamos um acordo que, pela primeira vez, inclui uma redução significativa da tarifa. São boas notícias para Vila do Conde. Estamos a cumprir um dos principais compromissos eleitorais que deixei à população”, acrescentou Vítor Costa.
O autarca vilacondense garantiu, ainda, que apesar de o contrato prever uma atualização em alta dos tarifários no início de 2022, a execução deste memorando de entendimento “suspende os aumentos previstos para janeiro”.
“A Câmara não aceitaria um aumento do tarifário, mesmo estando previsto no contrato em vigor. Estamos num processo de negociação de boa-fé e não haverá aumentos”, assumiu Vítor Costa.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde disse, também, que está em fase adiantada o processo de contratação de uma empresa externa que fará uma auditoria às contas do município, na sequência de um alegado buraco financeiro de 13 milhões de euros, deixado pelo anterior executivo, liderado pela independente Elisa Ferraz.
“Já foi iniciado o processo de contratação da auditoria. Faço-o com tristeza, porque não houve transição entre o anterior executivo e este, o que seria normal em democracia”, afirmou Vítor Costa.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde divulgou, ainda, que já entregou ao Governo de Portugal um estudo prévio para a construção de uma nova ponte rodoviária sobre o rio Ave e que tem em marcha o projeto para construção de um Centro de Saúde no lugar de Caxinas.