Última hora

Três jovens e dois adultos resgatados por dois nadadores-salvadores em praia de Vila do Conde

6 Setembro 2021
Três jovens e dois adultos resgatados por dois nadadores-salvadores em praia de Vila do Conde
Local
0

O final da manhã desta segunda feira ficou marcado por um resgate de três jovens e dois adultos do mar na Praia Atlântica de Vila do Conde, junto à Quinta do Engenheiro Carvalho.
A Praia Atlântica, junto à Quinta do Engenheiro Carvalho, em Vila do Conde, não é vigiada e, segundo as indicações preliminares da Autoridade Marítima Nacional, as vítimas terão sido apanhadas por um agueiro.
Um dos jovens, de 10 anos de idade, ainda conseguiu sair pelo próprio pé da água do mar, mas as restantes vítimas tiveram mesmo que ser socorridas por dois nadadores-salvadores das praias limítrofes.
Um dos adultos, na casa dos 50 anos, foi assistido no areal pelo Projeto Sea Watch e pelos nadadores-salvadores Delfins e encaminhado pelo INEM para o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
O outro adulto, de aparentes 40 e poucos anos, e dois jovens, de 12 e 13 anos, seguiram, também para o hospital por precaução.
A operação contou com cerca de uma dezena de operacionais dos Delfins, Projeto Sea Watch, Autoridade Marítima Nacional e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Só este ano já morreram 72 pessoas afogadas. Os dados são do Observatório do Afogamento da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores e apontam que mais de metade das mortes, todas em locais sem vigilância, decorreu em praias fluviais.
Os dados do Observatório do Afogamento da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores apontam que entre 1 de janeiro e 30 de junho deste ano morreram 46 pessoas. E grande parte destas mortes por afogamento foi registada em Lisboa, seguida pelo Porto, Faro e depois Viana do Castelo, sendo que a grande maioria dos acidentes dá-se durante o período da tarde.
Em 2017 registaram-se 80 mortes em meio aquático. Em 2018: 73. Em 2019: 60. Em 2020: 93.