Última hora

Fábrica de utensílios médicos descartáveis Raclac vai investir 50 milhões de euros em Famalicão

2 Junho 2021
Fábrica de utensílios médicos descartáveis Raclac vai investir 50 milhões de euros em Famalicão
Tecnologia
0

A fabricante de dispositivos médicos descartáveis Raclac está a preparar uma nova fase de investimento em Vila Nova de Famalicão, que poderá ascender a 50 milhões de euros, com a criação de duas novas linhas de produção, anunciou esta terça feira o município.
Em comunicado, a autarquia do distrito de Braga acrescenta que o objetivo é reforçar a vocação exportadora da empresa, através da expansão da capacidade produtiva instalada.
Em 2018, com a nova unidade sediada na freguesia de Cruz, em Vila Nova de Famalicão, que custou 30 milhões de euros, a Raclac, sublinha o comunicado, “tornou-se na primeira fábrica da Europa de luvas de exame em nitrilo sem pó, de uso único, capaz de produzir 830 milhões de luvas por ano”.
Citado no comunicado, o fundador e CEO da Raclac, Pedro Miguel Costa, explicou que em causa está um processo produtivo “inovador e único no mundo”, baseado numa tecnologia desenvolvida pela própria empresa ao longo de cerca de três anos e que “revolucionou por completo a indústria de produção de luvas de exame a nível mundial”.
Desde logo, acrescentou, porque “é 100% automatizado, sem intervenção humana desde a entrada da matéria-prima até ao embalamento do produto acabado”.
Disse ainda que todo o processo produtivo é feito em ambiente controlado e que a embalagem em que as luvas são acondicionadas é impermeável e estanque, “o que contribui para a eliminação do risco associado a contaminação cruzada”.
Pedro Miguel Costa afirmou que a automatização da produção e o “elevado” nível técnico de todo o processo assentam em políticas de sustentabilidade ambiental.
“Temos uma estação de pré-tratamento de águas residuais que possibilita o reaproveitamento de, pelo menos, 60 por cento da água tratada para reutilização no processo produtivo, bem como a reutilização de águas pluviais”, observou.
Em 2020, houve um crescimento tanto em volume de negócios como em número de colaboradores, com a faturação a ultrapassar os 50 milhões de euros, o que representa um valor cerca de quatro vezes superior ao do ano anterior. E o efetivo de profissionais ascende a 90.
“A estes resultados não é alheio o facto de a empresa ter fornecido o país com luvas descartáveis, imprescindíveis no combate contra a Covid-19” acrescenta ainda o comunicado.
A Raclac tem os seus produtos presentes em vários mercados internacionais, nomeadamente na Europa, estando focada na expansão para a América do Norte e o Japão.
“Vamos dar passos importantes para concretizar a visão estratégica que temos e a ambição de transformar a Raclac numa empresa global”, rematou Pedro Miguel Costa.