Última hora

Primeiro-ministro António Costa salienta Mestre José Festas “lutador” em defesa dos pescadores

5 Maio 2021
Primeiro-ministro António Costa salienta Mestre José Festas “lutador” em defesa dos pescadores
Local
0

O primeiro-ministro lamentou esta terça feira a morte do Mestre José Festas, presidente da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM), considerando que foi um lutador em defesa dos pescadores e de todos os profissionais ligados ao mar.
José Festas, pescador e dirigente associativo natural de Vila do Conde, morreu esta terça feira, aos 58 anos de idade, vítima de doença prolongada.
“Foi com pesar que tive conhecimento da morte de José Festas, o Mestre Festas, presidente da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar. Um lutador na defesa dos pescadores e de todos os profissionais ligados ao mar”, escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.
José Festas estava à frente da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) há quase 14 anos, desde que esta instituição foi criada, em 17 de maio de 2007, lutando por medidas de proteção no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais e não profissionais ligados à vida do mar.
O pescador e dirigente associativo, popularmente conhecido por “Mestre Festas”, viu a associação que liderava ser agraciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o título honorário da Ordem do Mérito, em junho de 2017.
A nível local, José Festas foi distinguido duas vezes pelo município de Vila do Conde, com a Medalha de Mérito Singular e com a Medalha de Mérito ao Associativismo.
A nível local, José Festas foi distinguido por duas vezes pelo município de Vila do Conde, com a Medalha de Mérito Singular e depois com a Medalha de Mérito ao Associativismo, tendo a Câmara Municipal de Vila do Conde reagido hoje com “profundo pesar” à sua morte e recordando o legado deixado.
O funeral de José Marques Festas é esta quinta feira, 6 de maio, pelas 15 horas, na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, em Vila do Conde, reservado apenas à família.
O jornal Renovação endereça as mais sentidas condolências à família do Mestre José Festas.