Última hora

Presidente da República elogia trabalho do Mestre José Festas pela segurança dos pescadores

5 Maio 2021
Presidente da República elogia trabalho do Mestre José Festas pela segurança dos pescadores
Local
0

O Presidente da República lamentou esta terça feira a morte de José Festas, presidente da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM), e elogiou o seu trabalho à frente desta instituição, considerando que “serviu sempre com grande profissionalismo”.
José Festas, pescador e dirigente associativo natural de Vila do Conde, morreu esta terça feira, aos 58 anos, vítima de doença prolongada.
Através de uma mensagem publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou “profundo pesar” pela morte de José Festas e dirigiu “as mais sentidas condolências” à sua família, amigos e associados.
“O mestre Festas, como era conhecido entre todos, serviu sempre com grande profissionalismo a causa do Mar e da segurança dos pescadores, vivendo abnegadamente pela proteção dos mais vulneráveis dentro da comunidade piscatória”, escreveu o chefe de Estado.
O Presidente da República expressou o desejo de que “o reconhecido valor do mestre e do que alcançou na Associação Pró-Maior persistam como forma de enaltecer o seu legado, tão relevante quer para os que enfrentam diariamente as vicissitudes das tarefas pesqueiras, quer para quem sofre com as angústias de ficar em terra”.
José Festas estava à frente da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar há quase 14 anos, desde que esta instituição foi criada, em 17 de maio de 2007, lutando por medidas de proteção no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais e não profissionais ligados à vida do mar.
O pescador e dirigente associativo, popularmente apelidado de “Mestre Festas”, viu a associação que liderava ser agraciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o título honorário da Ordem do Mérito, em junho de 2017.
A nível local, José Festas foi distinguido duas vezes pelo município de Vila do Conde, com a Medalha de Mérito Singular e com a Medalha de Mérito ao Associativismo.
O funeral de José Marques Festas é esta quinta feira, 6 de maio, pelas 15 horas, na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, em Vila do Conde, estando reservado apenas à família.