Última hora

Ministro da Economia Pedro Siza Vieira elogia 12 associações empresariais que criaram Confminho

31 Março 2021
Ministro da Economia Pedro Siza Vieira elogia 12 associações empresariais que criaram Confminho
Economia
0

Doze associações empresariais assinaram esta terça feira, em Barcelos, um memorando de entendimento para a criação da Confederação Empresarial da Região do Minho (CONFMINHO), numa iniciativa apontada pelo ministro da Economia como um “exemplo” para o resto do país.
Numa intervenção por videoconferência, o ministro Pedro Siza Vieira sublinhou a importância acrescida que o “ganho de escala” e o “robustecimento” do movimento associativo ganham em tempos marcados pela “terrível crise económica causada pela pandemia de Covid-19”.
“Este movimento que agora se gera irá seguramente criar instituições mais robustas, mais representativas e por isso mais justificadoras de uma outra atenção por parte do Governo e de apoios para a dinamização da sua atividade”, referiu.
Para Pedro Siza Vieira, o tempo das associações empresariais de escala exclusivamente local já lá vai, pelo que, frisou, este é “um exemplo que, uma vez mais, nesta matéria como em muitas outras, a região do Minho oferece ao resto do país”.
“Possamos também todos aprender com esta experiência”, rematou Pedro Siza Vieira.
A CONFMINHO agrega 12 associações empresariais do Alto Minho, Cávado e Ave, representativas de quase 120 mil empresas, com um volume de negócios de 31.316 milhões de euros e com um peso de 7,8 milhões de euros nas exportações.
No memorando de entendimento, lê-se ainda que a região Minho, no contexto do Norte, vale 28% do volume de negócios, 27,8 por cento do total de empresas e 37,9% das exportações.
O documento acrescenta que o Minho é responsável por 72,5% do “superavit” da balança de pagamentos do Norte, com a contribuição de 3.277 milhões de euros.
As 12 associações empresariais da CONFMINHO integram já a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e o Conselho Empresarial do Ave e do Cávado (CEDRAC).
Para João Albuquerque, presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos e do CEDRAVC, a CONFMINHO era uma ambição com mais de 40 anos, para dar “força, voz e escala” a toda uma região.
“Desafios complexos obrigam a respostas diferenciadoras”, referiu, sublinhando que “ambição” será a palavra de ordem da nova confederação.
Luís Ceia, da CEVAL, afirmou que a formação da nova confederação “não foi uma decisão fácil”, mas congratulou-se com o acordo alcançado e com o memorando esta terça feira assinado. “Estamos a fazer história”, finalizou.
A CONFMINHO reúne, da parte da CEVAL, as associações empresariais de Ponte de Lima, Viana do Castelo e Valença e as associações comerciais e industriais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB) e de Monção e Melgaço (ACICMM).
O CEDRAC está representado pela Associação Comercial de Braga, pelas associações comerciais e industriais de Esposende (ACICE), Vila Real (ACIVR), Barcelos (ACIB), Vila Nova de Famalicão (ACIF) e Vizela (ACIV) e pela Associação Empresarial de Fafe.
A escritura pública de constituição da CONFMINHO vai decorrer em abril, mês durante o qual vão ser também eleitos o presidente e restantes órgãos sociais.