Última hora

Empresa de calçado Arcopedico de Vila do Conde vai lançar solas para combater vírus da Covid-19

30 Março 2021
Empresa de calçado Arcopedico de Vila do Conde vai lançar solas para combater vírus da Covid-19
Tecnologia
0

Tal como a maioria das superfícies, o chão também pode ser um veículo de transmissão do novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19. Por isso, muitos têm sido os especialistas a sugerir que as pessoas se descalcem antes de entrar em casa. E foi a pensar nisso que a Arcopedico se uniu ao Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI), ao Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB) e ao Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga) para o desenvolvimento de solas de sapatos com propriedades antivíricas, as SM4S – Safety Materials for Shoes.
“A solução proposta consiste na aditivação de um ou mais constituintes das solas com agentes antivíricos, sem alteração das propriedades intrínsecas do material final, nomeadamente das suas características mecânicas”, explicam em comunicado.
“Desta forma, um dos meios mais propensos à transmissão do vírus estará controlado e ajudará no combate à Covid-19, sobretudo em locais de acesso generalizado, como serviços de saúde ou comércio”, acreditam os investigadores.
Além da Covid-19, o desenvolvimento pode evitar a transmissão de bactérias e fungos, “cujo grau de eficiência está já a ser explorado”, revelam em comunicado.
As solas antivíricas vão ser aplicadas em produtos da empresa de calçado Arcopedico (Ropar), em Vila do Conde, que é a responsável pela integração de formulações antivíricas no ciclo produtivo do calçado e por aferir as propriedades mecânicas das solas desenvolvidas.
Já o CeNTI tem como missão neste projeto, SM4S – Safety Materials for Shoes, a criação de soluções técnicas inovadoras, identificando e selecionando os aditivos com potencial para atingir os objetivos, assim como o desenvolvimento de formulações funcionais com as propriedades pretendidas. O Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB) é responsável pela validação das propriedades pretendidas e o Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga) assume a realização de testes “num ambiente de importante relevância na transmissão de vírus, fungos e bactérias, como é o meio hospitalar”.
Estas solas antivíricas devem chegar em breve ao mercado nacional e internacional.
“Estamos ainda em fase de conclusão. Contudo, em breve, existe a intenção, por parte da empresa, de colocar o produto no mercado”, garantem os responsáveis do projeto SM4S – Safety Materials for Shoes.