Última hora

Ministra da Saúde Marta Temido prefere manter tratamento de doentes com Covid-19 em Portugal

9 Fevereiro 2021
Ministra da Saúde Marta Temido prefere manter tratamento de doentes com Covid-19 em Portugal
País
0

A Ministra da Saúde, Marta Temido, assumiu a preferência pelo tratamento dos doentes com Covid-19 em Portugal, ao invés de os transferir para outros países que se mostraram disponíveis para ajudar nesta fase mais aguda da pandemia.
“São hipóteses que, obviamente, consideramos com a maior atenção, sendo certo que, por razões de estabilidade do próprio doente e de resposta em saúde junto do meio familiar, preferiríamos garantir o tratamento no nosso país e o mais possível junto de casa. É um esforço que continuaremos a tentar fazer”, disse a governante, a propósito das propostas de auxílio que chegaram de Espanha e da Áustria.
Numa conferência de imprensa no Ministério da Saúde, em Lisboa, na qual fez um ponto de situação sobre o plano de vacinação contra a Covid-19, após uma reunião, por videoconferência, com a ‘Task Force’, Marta Temido observou que a posição do Ministério segue a visão da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a Covid-19 e destacou a aposta no reforço da capacidade instalada do país.
“Iremos procurar garantir primeiro que as respostas sejam ao nível do nosso país. Esperamos que estas duas semanas – que serão ainda semanas de muita pressão sobre os cuidados hospitalares e, sobretudo, os cuidados intensivos – nos permitam manter esta linha de resposta. O que mais nos preocupa é garantir os melhores cuidados aos utentes que deles precisem”, acrescentou.
No entanto, a Ministra da Saúde assegurou que Portugal vai continuar a “trabalhar e a articular com vários países da União Europeia apoios e colaborações no âmbito do mecanismo europeu”, além de “cooperações bilaterais”.
Já sobre a manifestação da disponibilidade de médicos reformados para ajudar, como voluntários, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) na resposta à pandemia de Covid-19, queixando-se de barreiras administrativas a esse apoio, Marta Temido vincou que “todos os profissionais são bem-vindos”. A Ministra da Saúde confirmou a receção da carta subscrita por esses profissionais e anunciou que irá encaminhá-la para os prestadores de saúde.