Última hora

Escolas de Vila do Conde distribuem uma média de 20 refeições por dia aos alunos carenciados

2 Fevereiro 2021
Escolas de Vila do Conde distribuem uma média de 20 refeições por dia aos alunos carenciados
Local
0

Por todo o país, os Municípios estão a entregar refeições a alunos dos escalões A e B da Ação Social Escolar, cumprindo com as orientações do Governo após o encerramento das escolas devido à pandemia da Covid-19.
Depois dos apelos dos autarcas, o Primeiro-Ministro, António Costa, decidiu interromper todas as atividades escolares até 5 de fevereiro no território continental, determinando também que, durante esse período, as escolas não poderiam recorrer ao ensino à distância.
À semelhança do que aconteceu durante o primeiro confinamento, em que as aulas presenciais foram interrompidas em meados de março e até ao final do ano letivo 2019-2020, o Governo determinou que durante a interrupção das atividades escolares “continuará a ser assegurado o apoio alimentar a todas as crianças que beneficiam da Ação Social Escolar”.
Em Vila do Conde, as escolas estão a distribuir uma média de 20 refeições por dia, em regime ‘Take-Away’, aos alunos de famílias carenciadas que se inscreveram para receber o apoio durante a interrupção das atividades letivas.
Segundo informação da Câmara Municipal de Vila do Conde, as refeições “poderão ser recolhidas pelas 12:30 no estabelecimento de ensino que o aluno frequenta, sendo que o agendamento deverá ser efetuado até às 16 horas do dia anterior”.
Esta medida já tinha sido adotada pela Câmara Municipal de Vila do Conde durante o confinamento de março e abril do ano de 2020.
No anúncio do encerramento das escolas, o Primeiro-Ministro, António Costa, justificou a medida, por “princípio de precaução”, com o aumento do número de casos da variante britânica do SARS-CoV-2 que é mais contagiosa.
Portugal é esta semana o Estado-Membro da União Europeia (UE) com o número mais elevado de novos casos diários de Covid-19 por milhão de habitantes (931), de acordo com o repositório online Our World in Data, da Universidade Oxford.
Em Portugal, a Covid-19 já provocou pelo menos 13.017 óbitos resultantes de mais de 730 mil casos de infeção, mas há registo de pelo menos 551.956 recuperados.
A Covid-19 já provocou pelo menos 2.253.567 óbitos resultantes de mais de 104 milhões de casos de infeção em todo o mundo, mas há registo de pelo menos 75.964.804 recuperados.