Última hora

4 cientistas portugueses esclarecem dúvidas sobre vacinas contra a Covid-19 em vídeos

5 Janeiro 2021
4 cientistas portugueses esclarecem dúvidas sobre vacinas contra a Covid-19 em vídeos
Tecnologia
0

O Instituto de Medicina Molecular (IMM), em Lisboa, lançou uma campanha informativa sobre as vacinas contra a Covid-19, em que quatro cientistas esclarecem dúvidas em pequenos vídeos.
“Como foi possível desenvolver uma vacina para a Covid-19 tão depressa?”, “A vacina para a Covid-19 é segura?”, “A vacina para a Covid-19 permitirá devolver a normalidade às nossas vidas?” e “Devo vacinar-me para a Covid-19?” são as perguntas às quais os investigadores do Instituto de Medicina Molecular (IMM) Bruno Silva-Santos, Luís Graça, Miguel Prudêncio e Pedro Simas respondem.
Os quatro vídeos – um por cada questão – estão disponíveis nas redes sociais do Instituto de Medicina Molecular (IMM).
Na sexta feira haverá uma sessão aberta de perguntas e respostas transmitida na plataforma YouTube, onde os interessados “poderão colocar em direto as suas questões e esclarecer dúvidas sobre o processo de desenvolvimento de vacinas, a sua segurança e eficácia e a perspetiva da pandemia para os próximos meses”, refere o Instituto de Medicina Molecular (IMM) em comunicado.
O gabinete de comunicação do Instituto de Medicina Molecular (IMM) indicou que serão produzidos mais vídeos explicativos à medida que forem surgindo mais dúvidas sobre as vacinas por parte das pessoas.
Justificando a iniciativa, o imunologista Bruno Silva-Santos, vice-diretor do Instituto de Medicina Molecular (IMM), salienta, citado no comunicado, que “este projeto surge da necessidade urgente de disponibilizar informação credível sobre a vacinação para a Covid-19, que agora se inicia”.
“Todos os dias ouvimos dúvidas e inquietações de tantos cidadãos e cabe-nos a nós, cientistas, responder com os factos e os dados clínicos de que dispomos”, sublinha, por sua vez, o virologista Pedro Simas.
No vídeo “Como foi possível desenvolver uma vacina para a Covid-19 tão depressa?”, o imunologista Bruno Silva-Santos responde com o avanço tecnológico, o empenho de cientistas e farmacêuticas e a avaliação imediata de resultados pelos reguladores dos medicamentos.
À pergunta se a vacina é segura, o parasitologista Miguel Prudêncio responde que é “absolutamente segura”, não tem efeitos secundários graves, apenas desencadeia reações normais como febre, fadiga ou dor no braço.
O virologista Pedro Simas assegura que a vacina para a Covid-19 “permitirá devolver a normalidade” à vida, uma vez que possibilitará alcançar a imunidade de grupo contra o novo coronavírus causador da infeção.
Para o imunologista Luís Graça, “sem dúvida” que as pessoas devem vacinar-se, é “um imperativo de saúde pública” que “vai salvar muitas vidas”.
Em Portugal, a campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciou-se em 27 de dezembro de 2020 nos hospitais, com a inoculação de profissionais de saúde.
A vacina administrada é a do consórcio Pfizer-BioNTech, cujo uso de emergência foi aprovado em 21 de dezembro pela Agência Europeia do Medicamento.