Última hora

Vilacondense vai para Tribunal para apurar responsabilidades sobre surto de Legionella

13 Dezembro 2020
Vilacondense vai para Tribunal para apurar responsabilidades sobre surto de Legionella
Local
0

Com o mar tão perto da zona onde mora, o que antes era um passeio normal a pé, agora é melhor fazer de carro, uma vez que a Legionella lhe deixou mazelas. O infetado começou a ter os primeiros sintomas de Legionella no início de novembro passado, mas pensou que fosse Covid-19.
“Muito mal, muito complicado mesmo. A gente chega a uma altura em que quer respirar e não consegue, completamente bloqueado. É muito mau mesmo, muito difícil”, disse o vilacondense.
“Depois de fazer exames e mais exames, cheguei ao fim do dia completamente esgotado, cansado, muito cansado, apaguei, eu acho que apaguei, e lembro-me de acordar no sábado de manhã numa cama, com oxigénio, entubado, e com máquinas ligadas a mim”, frisou o contaminado.
A Legionella foi-lhe diagnosticada no início de novembro no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
O vilacondense diz ter sido sempre um homem ligado ao desporto: “estive sempre ligado à bola, gostava de jogar à bola, pratiquei defesa pessoal, gostava de ir fazer a minha pescazinha, pegar na minha caninha e fazer a minha pescazinha, coisa que eu agora não consigo fazer… Eu, se pegar na cana e for pescar e apanhar um peixe, por mais pequenino que seja, que o peixe dentro de água faz muita força e a gente tem que fazer muita força com a cana, eu fico cansado. Eu fico cansado de vir com as compras lá debaixo até aqui, eu fico cansado”.
O vilacondense está curado, mas vai reunir toda a documentação necessária com o advogado para avançar para Tribunal.
“Não é pelo dinheiro, que eu não quero dinheiro. É porque têm que pagar por aquilo que fazem. Foi uma coisa lançada e hoje foi uma empresa e amanhã é outra e se deixarem passar em branco, e morreram pessoas, às tantas, cada um faz o que quer. Não! Sozinho, ou acompanhado, eu vou para a frente. Porque eu é que sei o que passei e sei o que estou a passar neste momento, tenho mazelas, e sei o que estou a passar neste momento. Vou para a frente”, diz o paciente ao qual foi diagnosticada Legionella no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.