Última hora

Diretor-geral da OMS diz que “não devemos desistir” da luta contra a pandemia de Covid-19

26 Outubro 2020
Diretor-geral da OMS diz que “não devemos desistir” da luta contra a pandemia de Covid-19
Política
0

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) sublinhou esta segunda feira que “não devemos desistir” da luta contra a pandemia de Covid-19, reagindo ao aumento de novos casos na Europa e nos Estados Unidos.
“Não podemos desistir. Não devemos desistir”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa altura em que a situação epidemiológica se agrava sobretudo no continente europeu e nos Estados Unidos da América.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu que após meses de luta contra a pandemia que já matou mais de 1,1 milhões de pessoas, parece estar a instalar-se algum cansaço, mas pediu que a luta continue, um dia depois de um alto funcionário do governo de Donald Trump ter sugerido que os Estados Unidos estão a desistir de “assumir o controlo” da pandemia de Covid-19.
Entretanto, Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou uma colaboração com a Wikipédia, uma enciclopédia “online” de livre acesso e participação comunitária, para difusão de informação fidedigna e atualizada sobre a Covid-19, contra uma “pandemia de desinformação”.
A colaboração vai permitir disponibilizar “informação confiável sobre saúde pública”, num momento em que vários países enfrentam novos e mais graves surtos de Covid-19, refere a Organização Mundial de Saúde (OMS) em comunicado divulgado, no qual acrescenta que a estabilidade social “depende de forma crescente da compreensão partilhada dos factos”.
“Através da colaboração, as pessoas em todo o mundo vão poder aceder e partilhar infografias, vídeos, e outros conteúdos sobre saúde pública da OMS [Organização Mundial de Saúde] na Wikimedia Commons, uma biblioteca digital de imagens e conteúdos multimédia de livre acesso. Com estes recursos de livre acesso, os mais de 250 mil editores voluntários da Wikipédia podem trabalhar a partir dessa informação e expandir a página dedicada à Covid-19, que atualmente disponibiliza mais de 5.200 artigos em 175 línguas relacionados com o novo coronavírus” adianta o comunicado da Organização Mundial de Saúde (OMS).