Última hora

Requalificação de ribeiras em Famalicão abre caminho à construção de variante à EN14

18 Setembro 2020
Requalificação de ribeiras em Famalicão abre caminho à construção de variante à EN14
País
0

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai avançar com a valorização e requalificação ambiental e paisagística das ribeiras de Ferreiros e Penouços, abrindo caminho à construção de um novo troço da variante à EN14.
Em comunicado, Câmara de Vila Nova de Famalicão refere que a intervenção nas duas ribeiras vai implicar um investimento de cerca de 300 mil euros e incidirá sobre uma área total de aproximadamente 66 mil metros quadrados.
Como resultado de um protocolo assinado entre a autarquia e a Infraestruturas de Portugal (IP), será ainda criado um percurso pedonal e ciclável que vai ligar as freguesias de Lousado e Ribeirão, em Famalicão, ao concelho da Trofa.
A intervenção naqueles dois afluentes do rio Ave vai permitir desbloquear a aprovação do estudo do impacto ambiental referente à construção do novo troço da variante à Estrada Nacional 14, que liga a rotunda de Santana, em Ribeirão, à nova travessia sobre o rio Ave.
Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, refere que o tratamento das ribeiras vai permitir eliminar obstáculos técnicos à construção da nova ligação entre Famalicão e a Trofa e da nova ponte sobre o rio Ave.
Paulo Cunha sublinha que a intervenção, ao viabilizar o avanço da variante à EN14, permitirá igualmente que a empresa de pneus Continental Mabor “reúna as condições necessárias para aumentar a sua nave industrial”.
“É mais uma etapa que se cumpre para a valorização de um território que não é só de um concelho, mas de um eixo que liga os concelhos de Famalicão, Trofa e Maia e que é o eixo mais exportador do país”, disse o autarca.
Segundo um comunicado da Infraestruturas de Portugal (IP), as operações previstas incluem a execução de bacias de retenção na ribeira de Ferreiros para reter os picos de cheia.
A isto, soma-se o reperfilamento da ribeira de Ferreiros, de modo a reconfigurar e, consequentemente, delimitar a área inundável, protegendo a envolvente dos efeitos nefastos associados a períodos de maior pluviosidade.
O protocolo contempla ainda a beneficiação das passagens hidráulicas atravessadas pelo projeto, a requalificação ambiental das ribeiras de Ferreiros e Penouços, das zonas interferidas do rio Ave e daquelas duas ribeiras.