Cerca de 80% dos turistas dos hostels do Porto estão dispostos a separar ou reutilizar resíduos com regras mais apelativas, contudo, faltam políticas para estimular a sua redução, revela um estudo realizado por uma universidade holandesa para a Lipor.
O trabalho realizado por um grupo de alunos de mestrado da Universidade de Wageningen em plena pandemia de Covid-19, divulgado pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, começa por referir que, segundo as estatísticas de 2019, o turismo é responsável pelo dobro da quantidade de resíduos sólidos per capita que os cidadãos locais, sendo que no Porto estão identificados mais de 70 hostels.
O estudo, que caracteriza o Porto como uma das cidades mais turísticas de Portugal, conclui que 82% dos turistas estão mais dispostos a alterar as suas práticas se as informações recebidas forem explicadas ou mais apelativas.
Já 69% dos inquiridos responderam que estariam mais motivados para separar ou reutilizar resíduos se recompensados externamente pelas suas ações.
Do total de inquiridos, 77% disse ainda adaptar-se facilmente a novos sistemas de separação de resíduos quando em viagem e 64%, numa referência à pressão social, responderam que atribuem importância à opinião dos outros sobre a forma como gerem os seus resíduos.
O estudo deixa ainda um conjunto de recomendações para melhorar a gestão de resíduos nos hostels do Porto, nomeadamente ao nível municipal, por não existir uma regulamentação que estimule a redução dos resíduos.
Nesta matéria, o estudo defende a implementação de um sistema de gestão de resíduos para os hostels, a ser complementado com formação destes profissionais e com a divulgação de informação clara.
No trabalho defende-se ainda a separação dos custos da gestão de resíduos da fatura da água.
Com base nestes dados, a Lipor, a Câmara do Porto e a Universidade de Wageningen elaboraram um ‘Road Map’ para a gestão sustentável de resíduos nos hostels do Porto que estabelece orientações em quatro linhas estratégicas: Rede de ‘Stakeholders’; Estado da Arte; Boas Práticas e Cluster Turístico.
A empresa de gestão de resíduos assinala que “as mesmas ruas estreitas, sinuosas e pitorescas” que atraem milhões de turistas para o Porto apresentam desafios significativos à gestão dos resíduos que os turistas deixam para trás, a que acresce o crescente número de hostels no Porto.
De acordo com a Lipor, a abordagem integrada proposta é replicável a outras tipologias do setor do alojamento, assim como a outros setores que assistem a fluxos flutuantes de utilizadores com hábitos e comportamentos diferentes dos locais.