Última hora

Portugal entre 37 países que se juntam à OMS para garantir dados e tecnologia sobre Covid-19

30 Maio 2020
Portugal entre 37 países que se juntam à OMS para garantir dados e tecnologia sobre Covid-19
Tecnologia
0

Trinta e sete países, incluindo Portugal, aderiram a uma plataforma lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir o acesso equitativo a dados científicos e a tecnologia de diagnóstico, prevenção e tratamento da Covid-19.
A iniciativa, apresentada pela OMS em videoconferência, foi proposta pelo Presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado Quesada, que não quis “deixar ninguém para trás” no acesso a um medicamento ou uma vacina para a Covid-19, uma doença infecciosa respiratória que se tornou pandémica, afetando países ricos e pobres.
De acordo com a OMS, 37 países, incluindo Portugal, Brasil, Moçambique e Timor-Leste, manifestarem apoio a esta iniciativa, que pretende assegurar o acesso aberto a dados de investigação científica, a resultados de ensaios clínicos e à propriedade intelectual de tecnologia desenvolvida para diagnosticar, prevenir e tratar a Covid-19.
Segundo a OMS, a iniciativa salvaguarda que tanto as grandes como as pequenas empresas farmacêuticas tenham licenças para fabricar medicamentos e vacinas e incentiva “a transferência de tecnologia” que permita aumentar a “produção local” de terapêuticas.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, desafiou governos e empresas a juntarem-se a esta plataforma para que “ferramentas” para prevenir, detetar e tratar a Covid-19 possam “ser acessíveis a todas as pessoas” e a saúde seja um “bem comum”.
O Presidente da Costa Rica sustentou que “a solidariedade” entre governos, indústria e academia “é essencial” para garantir a “aceleração na investigação” sobre a Covid-19 e o “acesso universal à tecnologia” que permita “proteger” as pessoas da nova doença e “superar estes tempos difíceis”.
Carlos Alvarado Quesada classificou a iniciativa agora lançada como um “evento histórico para a humanidade”.
O presidente do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Rui Santos Ivo, que representou Portugal na videoconferência, destacou o contributo da plataforma para o “acesso equitativo” a dados e a tecnologia de saúde direcionada para a Covid-19.
Noruega, Bélgica, Holanda, Barbados, Argentina, Chile, Panamá, Peru, México, Honduras, Equador, Uruguai, Paquistão, Indonésia, Egito, Sri Lanka e África do Sul são outros dos países que já aderiram a esta “ação conjunta”, impulsionada pela Costa Rica e apoiada pela OMS.