A comunidade chinesa em Portugal ofereceu hoje à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim cinco mil máscaras de proteção individual para o combate à propagação da pandemia de Covid-19.
Os equipamentos foram hoje entregues à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim por Lam Peng San, Diretor Geral do Casino da Póvoa, gerido pela Varzim-Sol, que integra o Grupo Estoril-Sol, num curto encontro com o autarca, Aires Pereira, que agradeceu o gesto da comunidade chinesa.
Agora caberá à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim fazer a distribuição das máscaras de acordo com as necessidades detetadas no concelho, nomeadamente a instituições de apoio à população como o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, centros de saúde locais e instituições particulares de solidariedade social.
No relatório de 3 de abril sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 40 casos confirmados de infeção em Vila do Conde e regista 27 na Póvoa de Varzim, perfazendo 67 na região.
Até esta sexta feira foram registadas 246 mortes (mais 37 do que no dia anterior, a maior subida até agora) e um total de 9886 casos de Covid-19 em Portugal, mais 852 do que na quinta feira, o que corresponde a uma taxa de crescimento de casos de 9,4%. Estão internadas 1058 pessoas e há 245 doentes nos cuidados intensivos (mais cinco do que na quinta feira). Os números foram divulgados esta sexta feira no boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS).
Há ainda 5392 pessoas a aguardar resultado laboratorial e o número de pessoas recuperadas mantém-se nos 68. Para uma pessoa ser considerada “curada”, são precisos dois testes negativos. Quanto às vítimas mortais, 87% tinham mais de 70 anos. Há ainda 21 pessoas que morreram que tinham entre 60 e 69 anos; nove que tinham entre 50 e 59 anos; e duas mulheres que morreram tinham ente 40 e 49 anos.