O extremo Gabrielzinho tornou-se reforço do Moreirense, da I Liga Portuguesa de Futebol, até ao final da temporada em curso, por empréstimo do Rio Ave, também do escalão principal, anunciou o clube de Moreira de Cónegos.
O jogador brasileiro, de 23 anos, disputou, na primeira metade da época, 12 encontros pela equipa de Vila do Conde, que ocupa o sexto lugar do campeonato, e muda-se até junho para uma equipa que ocupa o 14.º posto da tabela, procurando garantir a manutenção.
O futebolista ingressou no Rio Ave em julho de 2017, tendo assinado um contrato válido até junho de 2022, com uma cláusula de rescisão a rondar os 15 milhões de euros.
Depois de ter cumprido 13 jogos na primeira temporada em Portugal, Gabrielzinho foi habitualmente utilizado na equipa vilacondense em 2018/19, tendo marcado três golos em 36 desafios.
O brasileiro é o segundo reforço do emblema do concelho de Guimarães na reabertura do mercado de transferências, depois do avançado Nuno Santos, oriundo do Benfica, também por empréstimo.
O Casa Pia, clube que milita na II Liga Portuguesa de Futebol, anunciou a contratação do avançado Damien Furtado, que chega por empréstimo do Rio Ave, da I Liga.
O jogador luso-francês, de 22 anos, que joga preferencialmente pelas alas, foi cedido pelo emblema vilacondense até ao final da presente temporada, depois de não ter ido oportunidades para jogar na equipa principal dos nortenhos.
Damien Furtado foi contratado, em 2017, pelo clube de Vila do Conde ao São Martinho, do Campeonato de Portugal, mas nunca conseguiu uma afirmação na equipa principal do Rio Ave, na qual alinhou em 11 jogos e fez três golos.
Na temporada passada, jogou seis meses no Famalicão, ainda na II Liga, tendo participado em seis jogos, mas tem, sobretudo, atuado pela equipa Sub-23 do Rio Ave, acumulando 31 jogos e dois golos.
O avançado é o terceiro jogador que, nesta janela de transferência, chega ao emblema de Pina Manique oriundo da equipa Sub-23 do Rio Ave, depois dos defesas Tiago André e Kelechi John.