Última hora

O Dia Mais Curto do ano está a chegar a Portugal e a data é também celebrada em Vila do Conde

9 Dezembro 2019
O Dia Mais Curto do ano está a chegar a Portugal e a data é também celebrada em Vila do Conde
Cultura
0

Pelo sétimo ano consecutivo, Portugal celebra o Dia Mais Curto do ano com exibições de curtas-metragens de norte a sul do país durante o mês de dezembro.
O Dia Mais Curto regressa em dezembro com sessões de cinema em 28 localidades do país, nos locais de projeção mais inesperados.
“Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o dia mais curto do ano anuncia a chegada do Inverno no hemisfério norte do globo terrestre. Se marca um momento, o Solstício de Inverno, em que o Sol está no seu ponto mais distante do equador, pretende-se que este seja também um momento em que estamos mais perto do cinema. Celebra-se assim, ao mesmo tempo, a entrada na nova estação e a curta-metragem. A ideia tem alcançado uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrada em simultâneo em dezenas de países”, salienta, em comunicado, a Agência da Curta Metragem.
“A Agência da Curta Metragem propõe cinco programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, incluindo as ilhas, com múltiplas sessões de cinema, consagrando assim a diversidade deste formato nos mais variados lugares de projeção – cinemas, bibliotecas, museus, televisões, transportes públicos, entre outros – em 28 localidades: Almada, Amadora, Amarante, Aveiro, Barcelos, Braga, Caxias, Elvas, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Lourinhã, Madalena (Pico), Maia, Odivelas, Ovar, Porto, Sardoal, Setúbal, Tavira, Tomar, Torres Vedras, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Vila Verde e Viseu”, pode ler-se no mesmo comunicado da Agência da Curta Metragem.
“Neste ciclo de cinema, que decorre desde o início de dezembro, culminando no dia 21 do mesmo mês, desafiamos a criatividade dos programadores, pelo que as curtas-metragens serão exibidas em diferentes locais de projeção, dos mais tradicionais aos mais inesperados. Para além das sessões em sala, O Dia Mais Curto vai ser assinalado nos transportes públicos com exibições no Metro do Porto, nos aviões de longo curso da Tap Air Portugal (TAP), em espaços culturais como o Museu Nacional Dos Coches, num estabelecimento prisional e num centro educativo. À semelhança dos anos anteriores, O Dia Mais Curto também passará pela televisão, com programas especiais na RTP2, Canal 180 e nos Canais TvCine & Séries, e pela Internet, com sessões no site da Agência da Curta Metragem e na plataforma Filmin. O Dia Mais Curto será também celebrado por alunos de diferentes graus de ensino e em instituições de solidariedade social”, destaca o comunicado da Agência da Curta Metragem.
“A Agência da Curta Metragem dispõe de cinco programas de curtas-metragens, que incluem sessões para adultos e crianças, com filmes portugueses ou internacionais, de diferentes géneros, aos quais se juntam programações próprias das entidades que se associaram à iniciativa – “Curtas do Mundo”, “Novas Curtas Portuguesas”, “20 Anos da Agência”, “Amiguinhos” e “Curtinhas para Todos”. Paralelamente a estes cinco programas, existirá também espaço para a programação mais particularizada, como é o caso dos “Programas Especiais”, cujas sessões são elaboradas pela equipa de programação da Agência e dedicadas a uma temática específica ou realizador, segundo os critérios da entidade exibidora”, diz o comunicado da Agência da Curta Metragem.
O Solstício de Inverno, no dia 21 de dezembro, volta a servir de mote à grande festa da curta-metragem que, este ano, leva quase 200 filmes a 28 localidades de norte a sul do país, incluindo os arquipélagos.