Última hora

Filme “Ave Rara” de Vasco Saltão vence competição nacional do Curtas de Vila do Conde

17 Julho 2019
Filme “Ave Rara” de Vasco Saltão vence competição nacional do Curtas de Vila do Conde
Cultura
0

O filme “Ave Rara”, de Vasco Saltão, venceu o prémio de melhor filme da competição nacional no festival Curtas de Vila do Conde, anunciou a organização.
De acordo com o palmarés da 27.ª edição do festival, o grande prémio da competição internacional foi atribuído à espanhola Elena López Riera, pelo filme “Los Que Desean”, enquanto “Purpleboy”, de Alexandre Siqueira, foi considerado o melhor filme de animação, “Demonic”, de Pie Borg, o melhor documentário, e “Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre”, de Gabriel Abrantes, a melhor ficção.
O prémio do público da competição internacional foi dado a “Pânico na Aldeia – A Feira Agrícola”, dos repetentes Stéphane Aubier e Vincent Patar.
Na competição nacional, “Ave Rara”, protagonizado por Gustavo Sumpta, com produção da Terratreme, levou o prémio de melhor filme, enquanto o prémio Kino Sound Studio, de 4.000 euros em serviços de pós-produção para o melhor realizador, foi entregue a Mariana Gaivão, por “Ruby”.
Gabriel Abrantes surge a duplicar no palmarés, por ter sido também premiado pelo público da competição nacional com “Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre” (que será o candidato do Curtas aos prémios europeus de cinema), algo que também acontece com “Purpleboy”, que recebeu o prémio de aquisição Movistar+.
A secção Take One!, dedicada às escolas de cinema, foi vencida por Tomás Paula Marques, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Lisboa, com “Em Caso de Fogo”, tendo Maria Teixeira, da Filmuniversitat Babelsberg Konrad Wolf, de Potsdam, na Alemanha, recebido a distinção de melhor realização com “Inside Me”.
O vídeo para a canção “Mesa para Dois no Carpa”, de David Bruno (também conhecido por dB, dos Conjunto Corona), realizado por Francisco Lobo, ganhou a competição de vídeos musicais.
O prémio para melhor filme experimental foi atribuído a “Suspended Island”, de Jane e Louise Wilson, enquanto “A Gata Butterboo”, de Emilie Pigeard, foi galardoado na secção Curtinhas.
O filme “Nesta Football Club”, de Yves Piat, foi distinguido na secção My Generation.
A 27.ª edição do Curtas de Vila do Conde decorreu de dia 6 a 14 de julho, tendo dado destaque à carreira do norte-americano Todd Solondz e do lusoangolano Carlos Conceição.