Dois homens, um de 29 anos e outro de 60, foram detidos na passada terça feira pela PSP no âmbito do combate à criminalidade de furto e viciação de viaturas, anunciou hoje o Comando Metropolitano do Porto.
Em comunicado, a PSP informou que a Divisão de Investigação Criminal concluiu “uma operação policial de grande envergadura, que teve o seu início há cerca de três meses” e cujo “propósito assentou na identificação e detenção de indivíduos que de forma organizada se dedicavam à prática da atividade criminosa associada ao furto e viciação de viaturas”.
Ainda segundo a nota de imprensa,” a atividade criminal decorria nos concelhos de Paredes, Guimarães, Paços de Ferreira, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia, Arouca, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Santo Tirso”.
A operação policial “foi desenvolvida com a colaboração do setor de marcas do Departamento de Investigação Criminal da Direção Nacional e Comandos Distritais de Braga e Aveiro da PSP e contemplou a realização de 16 mandados de buscas domiciliárias e sete mandados de busca não domiciliária, um estabelecimento de venda de peças automóvel, duas sucatas, duas oficinas auto e dois armazéns”, acrescenta o documento.
As detenções verificadas foram de “um homem de 29 anos, residente em Paredes” e que a PSP considerou ser “o principal alvo da investigação” e outro “homem, de 60 anos, por posse de produtos explosivos”.
Segundo a PSP foram ainda apreendidas “quatro viaturas automóvel (inclui uma de matrícula estrangeira por ter pendente um pedido de cooperação internacional), peças e componentes automóveis, um kit de gazuas, uma arma ‘taser’, várias munições, haxixe e ecstasy suficiente para cerca de 45 e 22 doses individuais, respetivamente e a quantia de 500,00 euros”.