A Câmara Municipal de Vila do Conde disse esta segunda feira haver um entendimento com o Ministério da Saúde para a “urgência” da execução de obras no hospital local.
O entendimento surgiu após uma visita da Ministra da Saúde, Marta Temido, à unidade vilacondense, que pertence ao Centro Hospitalar que abrange, também, a cidade vizinha da Póvoa de Varzim.
“Sendo consensual a construção, em tempo oportuno, de um novo hospital, foi entendido como muito urgente a melhoria das instalações de ambas as unidades, com particular realce para a de Vila do Conde, bem como a definição de valências a funcionar em cada uma delas”, pode ler-se num comunicado enviado pela Câmara Municipal de Vila do Conde.
Na visita ao pólo de Vila do Conde, onde também participou a autarca local, Elisa Ferraz, foi feita uma avaliação, conjunta ao funcionamento da unidade, nomeadamente às condições existentes para utentes e funcionários, sendo constatadas carências a nível infraestruturas.
“Todos desejamos, no imediato, a criação de condições adequadas para acolhimento dos doentes, e, também, para o trabalho desenvolvido pelos dedicados e competentes profissionais do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila do Conde”, acrescentou a Câmara Municipal de Vila do Conde.
Apesar da pertinência das intervenções, a autarquia de Vila do Conde lembrou a necessidade da “construção de um novo hospital, há muito prometida por governos sucessivos e cuja construção vem sendo sistematicamente protelada”.
Também na unidade da Póvoa de Varzim, as obras de melhoramento e ampliação do edifício têm vindo a ser, sucessivamente, reclamadas pela autarquia poveira, que inclusive disponibilizou instalações contíguas para a concretização desse alargamento.