Última hora

Vila do Conde implementa projeto para reduzir em 25% o insucesso escolar

13 Fevereiro 2019
Vila do Conde implementa projeto para reduzir em 25% o insucesso escolar
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai implementar um programa de combate ao insucesso e abandono escolar, pretendendo, nos próximos três anos, reduzir em 25 % a taxa de retenção e desistência dos alunos.
O projeto, apelidado de Octante, será ativado em 33 escolas dos quatro agrupamentos do concelho, abrangendo quase 2.900 alunos do primeiro ciclo, mas com uma especial incidência nas 1.375 crianças que estão no 1.º e 2.º ano de escolaridade.
A iniciativa vai englobar equipas multidisciplinares de professores, psicólogos e técnicos de diferentes áreas, que, entre outros recursos, vão usar as tecnologias de informação, nomeadamente computadores e ‘tablets’, para melhorar os índices de aprendizagem das crianças.
Além de tentar combater o insucesso escolar através de respostas especializadas às necessidades de cada criança, o projeto Octante pretende, também, envolver as famílias em todo processo, como forma de detetar, precocemente, situações de potencial risco.
O programa vai desenrolar-se nos próximos três anos e terá um investimento de mais de 500 mil euros, na maior parte suportado por fundos europeus do Programa Portugal 2020, tendo frequentes monitorizações para avaliar a persecução das metas, que passam, por exemplo, pela redução de 25% da taxa de retenção e desistência e de 10% no número de níveis negativos na avaliação.
“Queremos atribuir alguns recursos que as escolas não têm, para criar um novo modelo de aprendizagem, mais apelativo, utilizando as tecnologias e práticas que as crianças conhecem”, explicou Elisa Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.
A autarca, também docente de formação, considerou ser “importante ir ao encontro das crianças para as cativar para o estudo”, considerando que é importante “ir à raiz do problema” do insucesso escolar.
“Vamos estar focados, sobretudo, no 1.º e 2.º anos de escolaridade, porque são aí que se sentem as maiores dificuldades, que se não forem colmatadas nessa altura, vão tornar o processo mais difícil de ultrapassar”, analisou Elisa Ferraz.
A presidente de câmara esclareceu que este modelo de intervenção “foi delineado em Vila do Conde”, mas integra-se num projeto da Área Metropolitana do Porto, Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da área Metropolitana do Porto (PIICIE).