Hoje é Dia de Vila do Conde. 26 de março de 953 é a data da mais antiga referência documental conhecida com o nome de Vila do Conde.
As comemorações começaram na manhã do passado sábado, às 10 horas, no Convento de Santa Clara com uma visita guiada ao ex-libris da cidade. À noite, pelas 21h30 no Teatro Municipal, realizou-se a Sessão Comemorativa do Dia de Vila do Conde, especialmente dedicada à comunidade educativa do concelho, com a entrega do Prémio Escolar Municipal aos melhores alunos do ano letivo anterior. A fechar a sessão, houve o momento “Intermitências Culturais em Vila do Conde” pelo Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, na Junqueira.
Hoje, segunda feira, 26 de março, a Loja Interativa de Turismo, o Posto de Turismo e o Albergue de Santa Clara convidam os turistas e visitantes para uma degustação de produtos regionais. Às 18 horas, na Loja Interativa de Turismo será feita uma visita guiada à exposição “Com o risco de faz um barco”.
As origens de Vila do Conde estão para lá da fundação do território português, remontando ao ano de 953 o primeiro documento escrito que refere Villa de Comite, numa carta de venda de bens por Flamula Deo – Vota, ao Mosteiro de Guimarães. Vila do Conde é, assim, um dos mais antigos termos do norte de Portugal.