Última hora

ANIMAR 13 para ver em Vila do Conde

12 Fevereiro 2018
ANIMAR 13 para ver em Vila do Conde
Cultura
0

A Agência da Curta Metragem inaugurou no passado sábado a exposição ANIMAR 13, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, com entrada livre.
A sessão de abertura da ANIMAR 13 é no dia 25 de fevereiro, às 16 horas no Teatro Municipal de Vila do Conde, com o filme “Lumière! L’aventure commence”, de Thierry Frémaux.
Nesta edição, a ANIMAR 13 propõe um cruzamento entre os universos do real e do imaginado, quer através de animações baseadas em histórias e personagens reais, quer da ficcionalização de imagens documentais.
A exposição tem como pano de fundo os filmes “Água Mole”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, “Pronto, Era Assim”, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, “Surpresa”, de Paulo Patrício e “A Praia”, de Pedro Neves.
Os filmes saltam da tela para a galeria, onde estão também patentes diversos objetos relacionados com o processo de produção fílmica como adereços, cenários ou figurinos.
Baseadas no imaginário destas obras, as ilustrações de Marta Monteiro dão cor e vida à sala destinada às atividades educativas.
Paralelamente, a ANIMAR 13 apresenta, até 19 de maio, uma programação complementar que inclui sessões de cinema para escolas e famílias, visitas guiadas à exposição, workshops e ateliês.
A ANIMAR 13 conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, através do programa Despertar, do Ministério da Cultura do Governo de Portugal, da Argatintas, da Viarco e do Cineclube de Vila do Conde e é uma iniciativa da equipa do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.