Última hora

A vida do Campo no coração da cidade de Vila do Conde

8 Setembro 2017
A vida do Campo no coração da cidade de Vila do Conde
Cultura
0

A “Portugal Rural, Feira de Atividades Agrícolas de Vila do Conde” está de regresso ao centro da cidade nos Jardins da Avenida Júlio Graça e, até domingo, mostra as tradições da vida rural.
A feira “Portugal Rural” abriu portas esta quinta feira, 7 de setembro e, este ano, destaca a atividade turística e de lazer em torno das explorações agrícolas no concelho de Vila do Conde.
Para além da exposição de animais, o certame conta com a presença de empresas e casas agrícolas, instituições e organismos ligados ao setor rural concelhio e nacional.
A abertura da feria “Portugal Rural” foi presidida por Manuel Cardoso, Diretor Regional de Agricultura e Pescas que destacou a qualidade do certame.
Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, sublinhou que “a Portugal Rural, Feira de Atividades Agrícolas de Vila do Conde, é sempre um acontecimento marcante no calendário de atividades de verão”. A presidente da Câmara Municipal destacou que a “Portugal Rural, Feira de Atividades Agrícolas de Vila do Conde, mostra o que de melhor se faz no concelho no setor da agricultura e pescas”.
José Aurélio Batista, vereador da Câmara Municipal de Vila do Conde com o pelouro do Turismo e Lazer e da Agricultura e Pescas, destacou que “no concelho de Vila do Conde, nos últimos tempos, um conjunto de explorações agrícolas têm vindo a explorar a vertente turística e de lazer” e que “nesta altura, existem no concelho quatro casas de Turismo Rural”.
Na feira “Portugal Rural” vai ser possível ver um conjunto de atividades ligadas à caça, galgos, bicicletas de todo o terreno, os concursos do “Melhor Pão Doce” e “A maior Abóbora de Vila do Conde”, vai ser possível fazer a degustação de batata e, no último dia do certame, domingo, a prova equestre de obstáculos, o passeio e desfile de atrelagens, cavaleiros e amazonas.
A animação musical é feita com folclore, concertinas, cantares ao desafio e um espetáculo com a artista popular Maria Lisboa, esta sexta feira à noite.
Do programa da “Portugal Rural, Feira de Atividades Agrícolas de Vila do Conde” faz ainda parte uma caminhada rural pelas freguesias de Arcos, Junqueira e Rio Mau, onde os participantes vão ter a possibilidade de visitar alguns espaços reconvertidos em casas de turismo rural, antigas azenhas, espigueiros e uma exploração agrícola.
A Portugal Rural é organizada pela Câmara Municipal de Vila do Conde, Associação de Agricultores de Vila do Conde, Cooperativa Agrícola de Vila do Conde, Associação de Jovens Agricultores do Distrito do Porto e tem entrada livre durante todo o certame.